State of art on school dropout in federal institutes:

a contribution to the construction of knowledge and practices

Authors

  • Edclecia Barbosa de Araújo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE
  • Andreza Maria de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71839

Keywords:

State of art. Professional and technological education. Federal institutes. School dropouts.

Abstract

In the world and Brazil, the high rate of dropout in educational scenarios persists. The Covid-19 pandemic exacerbated the problem furthermore. In this article, an excerpt of research, we aimed to map and analyze the scientific production of Brazilian graduate studies on truancy at the Federal Institutes of Education, Science, and Technology. The study is of qualitative approach, exploratory and bibliographic, of the State of the Art type. We established the time frame from 2010 to 2020. We collected data at the sites of the Sucupira Platform, in the Catalogue of Theses and Dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), and at the Observatory of the Professional Master's Degree in Professional Education in National Network Education (ProfEPT). We could find 37 papers, 33 dissertations, and 04 theses. For analysis, we used the Content Analysis Technique. Results showed that there are still few studies dedicated to investigating the phenomenon of dropout in Federal Institute, and there is no unanimity on the part of scholars regarding the definition of the term. Results of studies on dropouts in subsequent courses indicate that the complexity of the problem that hinders its resolution comes from factorial diversity. Given the pandemic picture, State of the Art on the screen will contribute to a better understanding of the phenomenon of truancy, knowing its panorama in the universe of academic works.

Author Biographies

Edclecia Barbosa de Araújo, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo campus Olinda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Possui graduação em Letras pela Faculdades Integradas de Patos e Especialização em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos. Tem experiência de docência como professora Polivalente e em turmas do Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa. Atualmente é assistente em administração do IFPE, campus Afogados da Ingazeira.

 

 

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Realizou seu percurso formativo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em Educação (2017), mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2006). Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atua nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do campus Pesqueira, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) no campus Olinda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e docente, relação família-escola, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Representações Sociais" (IFPE/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa "Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica" (IFPE/CNPq).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0254-731X

References

ARAÚJO, Cristiane F. de; SANTOS, Roseli A. dos. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/ externos às instituições que causam a evasão escolar. The 4th International Congress on University-Industry Cooperation, Taubate, through 7th – Brazil – December 5th, 2012.

BRASIL, CAPES. Documento de Área – Ensino, Brasília, 2019.

BRASIL, Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: ˂ http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm ˃. Acesso em: 10 set. 2020.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: ˂ http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm ˃. Acesso em: 20 ago. 2020.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Plano Institucional Estratégico Para Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Recife: PE, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento de área: área 46 - ensino. Brasília, DF: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. [Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020]. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 19 mar. 2020. Disponível em: ˂ https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-345-2020-03-19.pdf ˃. Acesso em: 16 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. [Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020]. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 114, p. 62, 17 jun. 2020.
CARDOSO, Cícera Romana. Obstáculos materiais e simbólicos da desistência de estudantes/PROEJA/IFRN: um estudo à luz da teoria das representações sociais e da praxiologia de Pierre Bourdieu. Tese (Doutorado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
CASTILHO, Mara Lúcia; SILVA, Cláudio Nei Nascimento da. A Covid-19 e a educação profissional tecnológica: um panorama das ações de acompanhamento e enfrentamento da pandemia nos Institutos Federais. Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.] Brasília, v. 2, n. 3, p. 18 – 34, 2020. Disponível em: ˂ https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/41 ˃. Acesso em: 15 ago. 2021.
COSTA, Elivânia Ferreira da. Descortinando a evasão escolar: o caso do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Portal MEC, 2019. Disponível em: ˂ http://portal.mec.gov.br/cursos-da-ept/cursos-da-educacao-profissional-tecnica-de-nivel-medio ˃. Acesso em: 12 nov. 2019.

DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, v.41, n.144, p. 772-789, 2011.

DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Políticas, Sociedade e Educação, Brasília, v. 8, p. 147 – 176, 2011. Supl. 1.
DORE, Rosemary; SALES, Paula Elizabeth Nogueira; CASTRO, Tatiana Lage de.
Evasão nos cursos técnicos de nível médio da rede federal de educação profissional de Minas Gerais. In: DORE, Rosemary; ARAÚJO, Heijmans Adilson César de; MENDES, Josué de Sousa. Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB/CEPROTEC/RIMEPES, 2014. p. 379-413.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, 2002.

FUNDAÇÃO GENTÚLIO VARGAS. Juventudes e a pandemia do coronavírus. Disponível em: ˂ https://atlasdasjuventudes.com.br/juventudes-e-a-pandemia-do-coronavirus ˃. Acesso em: 25 ago. 2020.
GARCIA, José Antonio Dias; CARVALHO, Maria das Graça de Souza; LIMA, Samuel José Fernandes de; ALVES, Laís Roncato de Carvalho; SILVA, Aline Guerrera Santos; OLIVEIRA, Felipe Santana; PEREIRA, Flávia Helena; SCHMIDT, Fernanda Mateus Queiroz; MOTA, Kárita Santos da; ALMEIDA, Dérica Karoly Evarista; FILHO, Cloves Gomes de Carvalho. Ensino profissional e tecnológico na pandemia COVID-19: contexto político e educacional. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 9, n. 12, p. e15391210789, 2020. Disponível em: ˂ https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10789. Acesso em: 23 ago. 2021 ˃.
GOMES, Simone Aparecida. Permanência e Evasão na Educação a Distância: uma Análise dos Cursos Subsequentes do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização de Sistemas Públicos), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

JARDIM, Ana Lúcia Petrocione. Políticas educacionais de formação profissional: fatores que contribuíram para a evasão ou para a permanência de estudantes do curso técnico subsequente em logística oferecido pelo IFTO/Rede e-Tec Brasil. Dissertação (Mestrado Profissional), Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2016.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. 291 p. Título original: La psychanalyse, son image et son public.

PLATAFORMA NILO PEÇANHA. Taxa de Evasão. 2019. Disponível em: ˂ http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2019.html ˃. Acesso em: 11 abr. 2020.

OLIVEIRA, Flávia Alves de Castro. Evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano – campus Ceres. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional), Instituto Federal Goiano, Morrinhos, 2019.

OLIVEIRA, Lee Elvis Siqueira de. Evasão nos cursos subsequentes do IF-SC Campus Criciúma. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2016.

QUEIROZ, Lucileide Domingos. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. 2002.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1. ed. Curitiba: IFPR, 2014. (Coleção formação pedagógica, v. 5). Disponível em: ˂ https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf ˃. Acesso em: 15 ago. 2020.

SANTANA, Erica Dias De Paula. Motivadores para ingresso, permanência e conclusão de dois cursos técnicos subsequentes no IFPR Campus Curitiba. Dissertação (Mestrado em Tecnologia), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

SOUSA, Clarilza Prado; BÔAS, Lúcia Pintor Santiso Villas; NOVAES, Adelino de Oliveira. Contribuições dos estudos de representações sociais para compreensão do trabalho docente. In: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria de Fátima de Souza; TRINDADE, Zeidi Araújo (org.). Teoria das Representações Sociais: 50 anos. 2. ed. Brasília: Technopolitik Editora, 2014. p. 830-869. E-book. Disponível em: ˂ http://www.technopolitik.com.br/files/TRS%2050%20anos2aEdAbr17PDFsRp.pdf ˃. Acesso em: 03 jul. 2020.

SOUZA, Celestina Maria Pereira de; PEREIRA, Jhonata Moreira; RANKE, Maria da Conceição de Jesus. Reflexos da pandemia na evasão/abandono escolar: a democratização do acesso e permanência. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 5, e10844, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/10844. Acesso em: 20 ago. 2021.
SOUZA, Juarina Ana da Silveira. Permanência e Evasão Escolar: um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Profissional. Dissertação (Mestrado Profissional), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.

ZANIN, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho. Abandono e permanência escolar na educação profissional e tecnológica: olhares de trabalhadores da educação do Instituto Federal de Santa Catarina. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

Published

2021-11-01

How to Cite

ARAÚJO, Edclecia Barbosa de; LIMA, Andreza Maria de. State of art on school dropout in federal institutes: : a contribution to the construction of knowledge and practices. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 54–75, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71839. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71839. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.