Bibliographic review of research on school dropout in Professional and Technological Education in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72033

Keywords:

School dropout. Technical and Technological Education. Prevailing factors. Individual factors.

Abstract

This research refers to the dropout scenario in the Federal Network of Professional and Technological Education, based on the identification of predominant factors, which, linked to individual factors, are mostly responsible for the occurrences of school dropouts. It presents a revisit to the main scholars of Professional and Technological Education and added to them the studies that deal with school dropout in this area in their scientific works, theses and dissertations defended and published between the years 2011 to 2021 and made available in the Digital Library of Theses and Dissertations. Methodologically, a bibliographical review of the subject was carried out in the context of Professional and Technological Education in Brazil and the texts presented in the discipline of Conceptual Bases in EPT of the Professional Master's Program in Professional and Technological Education in Network (ProfEPT), dealing with a research qualitative. For data analysis, we used the content analysis technique. The collected data were organized in tables and graphs and systematized into two units of analysis: research context and research focus, which are made up of three categories organized as follows: chronology, geolocation and area of ​​knowledge in the theses and dissertations selected for this study . In the results obtained, it was found that the problem of school dropout requires understanding it in a broader way, in addition to an integrative and assistance pedagogical action, as well as research on the subject is concentrated in the Southeast region.

Author Biographies

Fabrício William da Cunha, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (2009), realizando pesquisa sobre os custos ambientais frente à ética e a responsabilidade social para micro e pequenas empresas. Especialista em Contabilidade, Perícia e Auditoria pela Universidade Norte do Paraná (2014), com a pesquisa acerca das demonstrações contábeis como instrumento de análise da situação econômico-financeira das empresas do setor ISE. Trabalhou como membro e secretário da Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Pernambuco (CPA/IFPE), Secretário dos Cursos Superiores de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Química; Coordenador dos Registros Escolares; fez parte do colegiado do curso de bacharelado em agronomia e licenciatura em química. Bolsista Professor PRONATEC (2016), ministrando as disciplinas de Contabilidade Geral e de Custos e Noções de Gestão Financeira e atualmente, exerce atividade como colaborador técnico na Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Alagoas, exerceu recentemente, a função de Gerente de Avaliação de Cursos de Graduação e Gerente de Programas da Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD/UFAL, acompanhando o desempenho acadêmico dos discentes, apoio administrativo aos programas da Graduação na Coordenação de Desenvolvimento Pedagógico (Monitoria, PET Sesu/MEC e Mobilidade Acadêmica). 

Adalberon Moreira de Lima Filho, Instituto Federal de Alagoas, IFAL-CAMPUS SATUBA-ALAGOAS

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Especialista em Docência para o Ensino Superior; Especialista em Biologia Molecular; Graduado em Ciências Biológicas ? Licenciatura e Graduado em Pedagogia-Licenciatura. Membro do Grupo Pesquisa Formação de Professores: Políticas e Práticas desenvolve estudos e pesquisas sobre a formação de professores no âmbito das políticas e práticas para Educação Básica e Ensino Superior - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) Docente do quadro efetivo do IFAL, com experiência no Ensino Fundamental, Ens. Médio Integrado e Ens. Superior e atuou no Gerenciamento Escolar como Diretor Adjunto, Coordenação de Ens. Médio Integrado em Agropecuária, Coordenação do Curso em Ciências Biológicas ? Licenciatura na modalidade a distância, membro do Conselho Editorial do IFAL, Gerente da área de Ciências da Natureza da Revista EDUCTE/IFAL e Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID dos núcleos: Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo. Professor credenciado permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL)

References

AZEVEDO, Márcio de A.; TAVARES, Andrezza M. B. do N.; Educação de jovens e adultos e a educação profissional no Brasil: caminhos e descaminhos no contexto da diversidade. Holos. Natal, Ano 31, v. 4. p. 107-118, 2015.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 3ª reimp. da 1ª edição. 2011.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 06 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF, 2014.
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, set./dez. 2011.
FIGUEIREDO, N. G. S.; SALLES, D. M. R. Análise dos fatores geradores de evasão no curso técnico em telecomunicações do CEFET – RJ/UNED Petrópolis: uma reflexão sobre qualidade em Educação Profissional. 2014. Dissertação (Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense Niterói, 2014.
FRIGOTTO, G. Educação e a construção democrática no Brasil: da ditadura civil-militar à ditadura do capital. In: FAVERO, O.; SEMERARO, G. (Org.). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 53-67.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 2. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. - 2ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. In: 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, Brasília: 2006. No prelo.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. 2008. Mímeo.

Published

2021-12-25

How to Cite

CUNHA, Fabrício William da; LIMA FILHO, Adalberon Moreira de. Bibliographic review of research on school dropout in Professional and Technological Education in Brazil. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 56–68, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.72033. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72033. Acesso em: 21 nov. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.