Revisión bibliográfica de la investigación sobre la deserción escolar en la Educación Profesional y Tecnológica en Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72033

Palabras clave:

Abandono de escuela. Educación técnica y tecnológica. Factores predominantes. Factores individuales.

Resumen

Esta investigación se refiere al escenario de deserción en la Red Federal de Educación Profesional y Tecnológica, a partir de la identificación de factores predominantes, los cuales, ligados a factores individuales, son mayoritariamente responsables de la ocurrencia de deserción escolar. Presenta una revisión a los principales académicos de la Educación Profesional y Tecnológica y les suma los estudios que abordan el abandono escolar en esta área en sus trabajos científicos, tesis y disertaciones defendidas y publicadas entre los años 2011 a 2021 y disponibles en el Digital Biblioteca de Tesis y Disertaciones. Metodológicamente, se realizó una revisión bibliográfica del tema en el contexto de la Educación Profesional y Tecnológica en Brasil y los textos presentados en la disciplina de Bases Conceptuales en EPT del Programa de Maestría Profesional en Educación Profesional y Tecnológica en Red (ProfEPT), que trata con una investigación cualitativa. Para el análisis de datos utilizamos la técnica de análisis de contenido. Los datos recolectados fueron organizados en tablas y gráficos y sistematizados en dos unidades de análisis: contexto de investigación y enfoque de investigación, los cuales se componen de tres categorías organizadas de la siguiente manera: cronología, geolocalización y área de conocimiento en las tesis y disertaciones seleccionadas para este estudio. En los resultados obtenidos, se encontró que la problemática de la deserción escolar requiere comprenderla de manera más amplia, además de una acción pedagógica integradora y asistencial, así como la investigación sobre el tema se concentra en la región Sudeste.

Biografía del autor/a

Fabrício William da Cunha, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (2009), realizando pesquisa sobre os custos ambientais frente à ética e a responsabilidade social para micro e pequenas empresas. Especialista em Contabilidade, Perícia e Auditoria pela Universidade Norte do Paraná (2014), com a pesquisa acerca das demonstrações contábeis como instrumento de análise da situação econômico-financeira das empresas do setor ISE. Trabalhou como membro e secretário da Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Pernambuco (CPA/IFPE), Secretário dos Cursos Superiores de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Química; Coordenador dos Registros Escolares; fez parte do colegiado do curso de bacharelado em agronomia e licenciatura em química. Bolsista Professor PRONATEC (2016), ministrando as disciplinas de Contabilidade Geral e de Custos e Noções de Gestão Financeira e atualmente, exerce atividade como colaborador técnico na Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Alagoas, exerceu recentemente, a função de Gerente de Avaliação de Cursos de Graduação e Gerente de Programas da Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD/UFAL, acompanhando o desempenho acadêmico dos discentes, apoio administrativo aos programas da Graduação na Coordenação de Desenvolvimento Pedagógico (Monitoria, PET Sesu/MEC e Mobilidade Acadêmica). 

Adalberon Moreira de Lima Filho, Instituto Federal de Alagoas, IFAL-CAMPUS SATUBA-ALAGOAS

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Especialista em Docência para o Ensino Superior; Especialista em Biologia Molecular; Graduado em Ciências Biológicas ? Licenciatura e Graduado em Pedagogia-Licenciatura. Membro do Grupo Pesquisa Formação de Professores: Políticas e Práticas desenvolve estudos e pesquisas sobre a formação de professores no âmbito das políticas e práticas para Educação Básica e Ensino Superior - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) Docente do quadro efetivo do IFAL, com experiência no Ensino Fundamental, Ens. Médio Integrado e Ens. Superior e atuou no Gerenciamento Escolar como Diretor Adjunto, Coordenação de Ens. Médio Integrado em Agropecuária, Coordenação do Curso em Ciências Biológicas ? Licenciatura na modalidade a distância, membro do Conselho Editorial do IFAL, Gerente da área de Ciências da Natureza da Revista EDUCTE/IFAL e Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID dos núcleos: Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo. Professor credenciado permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL)

Citas

AZEVEDO, Márcio de A.; TAVARES, Andrezza M. B. do N.; Educação de jovens e adultos e a educação profissional no Brasil: caminhos e descaminhos no contexto da diversidade. Holos. Natal, Ano 31, v. 4. p. 107-118, 2015.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 3ª reimp. da 1ª edição. 2011.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 06 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF, 2014.
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, set./dez. 2011.
FIGUEIREDO, N. G. S.; SALLES, D. M. R. Análise dos fatores geradores de evasão no curso técnico em telecomunicações do CEFET – RJ/UNED Petrópolis: uma reflexão sobre qualidade em Educação Profissional. 2014. Dissertação (Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense Niterói, 2014.
FRIGOTTO, G. Educação e a construção democrática no Brasil: da ditadura civil-militar à ditadura do capital. In: FAVERO, O.; SEMERARO, G. (Org.). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 53-67.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 2. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. - 2ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. In: 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, Brasília: 2006. No prelo.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. 2008. Mímeo.

Publicado

2021-12-25

Cómo citar

CUNHA, Fabrício William da; LIMA FILHO, Adalberon Moreira de. Revisión bibliográfica de la investigación sobre la deserción escolar en la Educación Profesional y Tecnológica en Brasil. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 56–68, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.72033. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72033. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.