La función social de los Institutos Federales de Educación:
un estudio sobre las acciones de Investigación y Extensión del IFMG Santa Luzia
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60220Palabras clave:
Rede Federal de Educação Tecnológica. Função social. Integração Ensino-Pesquisa-Extensão. Docente.Resumen
Este artículo tiene como objetivo resaltar la importancia de la Investigación y Extensión para alcanzar la función social de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología y su impacto en el desarrollo local y regional en la ciudad de Santa Luzia-MG. Con este fin, se decidió seguir un enfoque descriptivo, de carácter cualitativo y cuantitativo, basado principalmente en la investigación documental, con el apoyo constante de la investigación bibliográfica. Los resultados alcanzados señalan que es necesario repensar las acciones de Investigación y Extensión para que la función social de las Institutos Federales se ejerza ampliamente, junto con las actividades de enseñanza.
Citas
BRASIL. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 15 abr. 2004.
BRASIL. Lei n° 11.892, de 28 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 253, p. 1-3, 30 dez. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica: concepção e diretrizes. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2010.
BRASIL. Portaria n° 246, 15 de abril de 2016. Dispõe sobre a criação do modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II, e define normas e parâmetros para a sua implementação. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 89, p. 30-37, 11 maio 2016.
BOISIER, Sergio. Desarrollo (local):¿ De qué estamos hablando?. In: VÁSQUEZ BARQUERO, Antonio; MADOERY, Oscar (ed.). Transformaciones globales, instituciones y políticas de desarrollo local. Rosario: Homo Sapiens, 2001.
BUARQUE, Sérgio C. Construindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. 4. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
DALLABRIDA, Valdir Roque. Desenvolvimento Regional: por que algumas regiões se desenvolvem e outras não? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Minas Gerais). Resolução nº 56 de 01 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento para Normatização da Atividade Acadêmica dos Docentes da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMG. Belo Horizonte: CONSUP, 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Minas Gerais). Resolução nº 14 de 15 de junho de 2016. Dispõe sobre alteração do Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG. Belo Horizonte: CONSUP, 2016.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Santa Luzia-MG). Relatório da Comissão Própria de Avaliação - (CPA) Local 2018. Fevereiro de 2019. Santa Luzia-MG: IFMG-SL, 2019.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Organização da educação profissional e tecnológica por eixos tecnológicos. Linhas Críticas, v. 16, n. 30, p. 1-22, 2010.
MAGAGNIN, Renata Cardoso; SILVA, Antônio Nélson Rodrigues da. A percepção do especialista sobre o tema mobilidade urbana. Transportes, v. 16, n. 1, p. 25-35, 2008.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Natal: IFRN, 2010.
PACHECO, Eliezer Moreira; MORIGI, Valter (org.). Ensino técnico, formação profissional e cidadania: a revolução da educação profissional e tecnológica no Brasil. Porto Alegre: Tekne, 2012.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (Brasil). Portaria nº 17, de 11 de maio de 2016. Estabelece diretrizes gerais para a regulamentação das atividades docentes, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional,Científica e Tecnológica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 91, p. 50, 13 maio 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).