Tecnologia, trabajo y patrimonio cultural
un enfoque desde la perspectiva de la emancipación humana
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60239Palabras clave:
Património cultural. Tecnología. La teoría crítica marxista.Resumen
Este articulo tiene como objetivo desarrollar un análisis epistemológico, en la perspectiva teórico-metodológica del materialimso histórico y dialéctico, y la ontología del ser social, con respecto a los desafíos planteados en el contexto contemporáneo para la teoría y las plíticas para la preservación del património histórico y cultural, en el énfasis de la respectiva demanda de una calificación profesional especializada centrada en el trabajo de conservación y restauración a partir de las aproximaciones entre los conceptos de memoria social, cultura material y categorías de la teoria marxista.
Citas
BALLART, Josep. El patrimonio histórico y arqueológico: valor y uso. Barcelona: Editora Ariel, 2006.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BORTOLOTTO, Chiara (Org.). Le patrimoine culturel immatériel. Enjeux d’une nouvelle catégorie. Paris: Éditions de La Maison dês sciences de l’homme, 2011.
CHOAY, Françoise. A alegoria do Patrimônio. Tradução: Luciano Vieira Machado. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
GAMA, Ruy. A Tecnologia do Patrimônio na História. São Paulo: Nobel Edusp, 1986.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4º Edição. Tradução: Bernardo Leitão.Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. In: Projeto História: Trabalhos da memória. Tradução: Lúcia Haddad. São Paulo: Editora PUC, 1998. p.1-495.
MARX, Karl. O Capital. 3ª Edição. Vol.1. Tradução: Reginaldo Santana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia. Vol.1. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2008.
RAMOS, Francisco R. L. A Danação do objeto: o museu no ensino de História. Chapecó (SC): Argos, 2008.
RODIGUES, José. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz. EPSJV, 2009.
SAVIANI, Demerval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, educação e saúde, 1(1): p.131-152, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).