Dime dónde estás:
estrategias de permanencia y éxito en educación remota de emergencia en Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Simões Filho
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72063Palabras clave:
Pandemia. Absentismo. PermanenciaResumen
Este artículo presenta un relato de experiencias sobre el proceso de transición del contexto presencial al remoto en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Bahía, campus de Simões Filho, frente a la pandemia de COVID-19. El informe se divide en tres partes principales, destacando el uso del criterio cronológico de los hechos narrados / analizados. Inicialmente, discutimos los principales desafíos encontrados con el brote de la pandemia en el estado de Bahía y las acciones necesarias para interrumpir las actividades académicas en el campus. Luego, discutimos las estrategias que se utilizaron para encontrar / agrupar estudiantes en las formas integradas, posteriores y superiores de nuestra unidad didáctica. Finalmente, explicamos sobre las acciones realizadas con los estudiantes en este período y cómo tuvieron un impacto positivo en relación al proceso de permanencia y combate a la deserción escolar.
Citas
ATLAS DA JUVENTUDE. Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus. 2ª edição (2021), de CONJUVE, Fundação Roberto Marinho, Rede Conhecimento Social, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Disponível em: https://atlasdasjuventudes.com.br/juventudes-e-a-pandemia-do-coronavirus/. Acesso em: 26 set. 2021.
DORE, Rosemary e LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e Evasão na Educação Técnica de Nível Médio em Minas Gerais. CADERNOS DE PESQUISA - V.41 N.144 SET./DEZ. 2011
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. Conselho Superior . Resolução nº 19/2020, de 24 de agosto de 2020. Dispõe sobre a Normas Acadêmicas Emergenciais e provisórias para as atividades de ensino não presencial durante o período de suspensão das atividades presenciais, no âmbito do IFBA, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus-COVID-19.Salvador: Conselho Superior, 2020. Disponível em: <https://portal.ifba.edu.br/institucional/consup/resolucoes-2020/res-no-19-revoga-res-18-e-regulamenta-a-implementacao-aenpe-nos-cursos-do-ifba.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. Conselho Superior . Resolução nº 20/2020, de 26 de agosto de 2020. Dispõe do Plano de contingência institucional do Instituto Federal da Bahia frente à pandemia do sars-cov-2 (coronavírus) Salvador: Conselho Superior, 2020. Disponível em: <https://portal.ifba.edu.br/institucional/consup/resolucoes-2020/res-no-19-revoga-res-18-e-regulamenta-a-implementacao-aenpe-nos-cursos-do-ifba.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. Conselho Superior . Resolução nº 30/2020, de 23 de dezembro de 2020. Dispõe sobre as alterações das Normas Acadêmicas Emergenciais e provisórias para as atividades de ensino não presencial durante o período de suspensão das atividades presenciais, no âmbito do IFBA, aprovada na Resolução CONSUP/IFBA 19/2020, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus-COVID-19,.Salvador: Conselho Superior, 2020. Disponível em: <https://portal.ifba.edu.br/institucional/consup/resolucoes-2020/res-no-30-altera-a-res-19_2020-que-regulamenta-as-aenpe-nos-cursos-do-ifba.pdf/view>. Acesso em: 20 set. 2020.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº 048/2020-BA, de 28 de fevereiro de 2020. Designa a Comissão Local de Permanência e Êxito.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº 050/2020-BA, de 04 de março de 2020. Designa a Comissão da Política de Assistência Estudantil.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº 053F/2020-BA, de 13 de outubro de 2020. Designa a Comissão Acadêmica.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2021]. Portaria nº 027/2021-BA, de 01 de março de 2021. Designa a Comissão Local de Permanência e Êxito.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2021]. Portaria nº 029/2021-BA, de 09 de março de 2021. Designa o Núcleo de Acompanhamento das AENPE, em atendimento à Resolução 30 de 23de dezembro de 2020.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2021]. Portaria nº 36a/2021-BA, de 21 de maio de 2021. Designa a Comissão da Política de Assistência Estudantil.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº 078/2021-BA, de 23 de julho de 2021. Designa do Núcleo de Acompanhamento das AENPE, em atendimento à Resolução 30 de 23 de dezembro de 2020
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº041 /-BA, de 18 de fevereiro de 2020. Designa a Comissão da Jornada Pedagógica.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA[2020]. Edital auxílio emergencial IFBA/ Simões Filho. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/simoes-filho/notas-e-comunicados/2020/pdf/copy_of___SEI_IFBA1610317Edital__Emergencial2.pdf. Acesso em: 26 set. 2021.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA[2020]. Edital Auxílio Inclusão Digital IFBA/ Simões Filho. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/simoes-filho/notas-e-comunicados/2020/pdf/copy_of___SEI_IFBA1610242Edital__InclusoDigital.pdf. Acesso em: 26 set. 2021
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).