Tell me where you are:

strategies for permanence and success in emergency remote education at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72063

Keywords:

Pandemic. Dropout. Permanence

Abstract

This paper presents an account of experiences about the transition process from the in-person to the remote context at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia, campus of Simões Filho, in the face of the COVID-19 pandemic. The report is divided into three main parts, emphasizing the use of the chronological criterion of the facts narrated/analyzed. Initially, we discussed the main challenges encountered with the outbreak of the pandemic in the state of Bahia and the necessary actions to interrupt academic activities on campus. Then, we discuss the strategies that were used to find/group students in the integrated, subsequent and higher forms of our teaching unit. Finally, we explain about the actions taken with students during this period and how they had a positive impact on the process of permanence and combating school dropout.

Author Biographies

Azly Santos Amorim de Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Mulher Negra, Soteropolitana, insubmissa e com trajetória de formação na Educação Pública possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997) especialização(1998) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2003). Em 2014 tornou-se Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras-Minas Gerais e em 2020 concluiu o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, da PUCRS, na área de Humanidades e Artes. Possui vinculo efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia no Campus Simões Filho, atuando na modalidade do Ensino médio integrado, subsequente e superior. Atuou como docente no ensino superior na Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal da Bahia, UNIME, Faculdade Dom Pedro II, Facdelta, onde lecionou as disciplinas,Matemática I, Calculo I, Geometria Analítica e Álgebra Linear. Lecionou também na Universidade Estadual da Bahia, a disciplina Análise Real. Atualmente coordena o grupo de Estudos e Pesquisa em Formação, Inclusão e Diversidade Cultural( GEFID) do IFBA Campus Simões Filho e membro do grupo de pesquisa NEMEE do IFBA Salvador, participando do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEN)

Cláudia Torres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutora em Educação pela Universidad del Mar-Chile, reconhecido pela UFRJ. Especialista em Psicopedagogia pelo CEPOM. Graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA/Simões Filho. Tem experiência em Psicopedagogia Clínica, Educação Inclusiva, Educação do Campo, Docência Superior e Formação de professores.

Ivo Falcão da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Ivo Falcão da Silva é mestre e doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2013/2016). Possui licenciatura e bacharelado em Letras Vernáculas também pela UFBA. Desenvolveu pesquisas sobre a escritora Maria Lúcia Dal Farra através do projeto "O escritor e seus múltiplos: migrações", estudando as produções teóricas, artísticas e biográficas acerca da referida poetisa. Professor efetivo do quadro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, vem acompanhando estudantes do curso técnico em atividades de pesquisa e extensão. Atualmente, faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências - GEPEAC, com projeto de pesquisa:Linguagens, tecnologia digital e trabalho em indústrias no município de Simões Filho / Bahia

References

ASSIS. Mércia Ferreira de. A permanência e o êxito escolar dos estudantes: um estudo de caso no curso técnico em enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Dissertação-UFPB,João Pessoa, 2017.

ATLAS DA JUVENTUDE. Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus. 2ª edição (2021), de CONJUVE, Fundação Roberto Marinho, Rede Conhecimento Social, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Disponível em: https://atlasdasjuventudes.com.br/juventudes-e-a-pandemia-do-coronavirus/. Acesso em: 26 set. 2021.

DORE, Rosemary e LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e Evasão na Educação Técnica de Nível Médio em Minas Gerais. CADERNOS DE PESQUISA - V.41 N.144 SET./DEZ. 2011

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. Conselho Superior . Resolução nº 19/2020, de 24 de agosto de 2020. Dispõe sobre a Normas Acadêmicas Emergenciais e provisórias para as atividades de ensino não presencial durante o período de suspensão das atividades presenciais, no âmbito do IFBA, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus-COVID-19.Salvador: Conselho Superior, 2020. Disponível em: <https://portal.ifba.edu.br/institucional/consup/resolucoes-2020/res-no-19-revoga-res-18-e-regulamenta-a-implementacao-aenpe-nos-cursos-do-ifba.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.

IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. Conselho Superior . Resolução nº 20/2020, de 26 de agosto de 2020. Dispõe do Plano de contingência institucional do Instituto Federal da Bahia frente à pandemia do sars-cov-2 (coronavírus) Salvador: Conselho Superior, 2020. Disponível em: <https://portal.ifba.edu.br/institucional/consup/resolucoes-2020/res-no-19-revoga-res-18-e-regulamenta-a-implementacao-aenpe-nos-cursos-do-ifba.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.

IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. Conselho Superior . Resolução nº 30/2020, de 23 de dezembro de 2020. Dispõe sobre as alterações das Normas Acadêmicas Emergenciais e provisórias para as atividades de ensino não presencial durante o período de suspensão das atividades presenciais, no âmbito do IFBA, aprovada na Resolução CONSUP/IFBA 19/2020, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus-COVID-19,.Salvador: Conselho Superior, 2020. Disponível em: <https://portal.ifba.edu.br/institucional/consup/resolucoes-2020/res-no-30-altera-a-res-19_2020-que-regulamenta-as-aenpe-nos-cursos-do-ifba.pdf/view>. Acesso em: 20 set. 2020.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº 048/2020-BA, de 28 de fevereiro de 2020. Designa a Comissão Local de Permanência e Êxito.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº 050/2020-BA, de 04 de março de 2020. Designa a Comissão da Política de Assistência Estudantil.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº 053F/2020-BA, de 13 de outubro de 2020. Designa a Comissão Acadêmica.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2021]. Portaria nº 027/2021-BA, de 01 de março de 2021. Designa a Comissão Local de Permanência e Êxito.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2021]. Portaria nº 029/2021-BA, de 09 de março de 2021. Designa o Núcleo de Acompanhamento das AENPE, em atendimento à Resolução 30 de 23de dezembro de 2020.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2021]. Portaria nº 36a/2021-BA, de 21 de maio de 2021. Designa a Comissão da Política de Assistência Estudantil.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº 078/2021-BA, de 23 de julho de 2021. Designa do Núcleo de Acompanhamento das AENPE, em atendimento à Resolução 30 de 23 de dezembro de 2020
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº041 /-BA, de 18 de fevereiro de 2020. Designa a Comissão da Jornada Pedagógica.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA[2020]. Edital auxílio emergencial IFBA/ Simões Filho. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/simoes-filho/notas-e-comunicados/2020/pdf/copy_of___SEI_IFBA1610317Edital__Emergencial2.pdf. Acesso em: 26 set. 2021.

IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA[2020]. Edital Auxílio Inclusão Digital IFBA/ Simões Filho. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/simoes-filho/notas-e-comunicados/2020/pdf/copy_of___SEI_IFBA1610242Edital__InclusoDigital.pdf. Acesso em: 26 set. 2021

Published

2021-12-29

How to Cite

SANTANA, Azly Santos Amorim de; SILVA, Cláudia Cunha Torres da; SILVA, Ivo Falcão da. Tell me where you are: : strategies for permanence and success in emergency remote education at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 104–121, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.72063. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72063. Acesso em: 22 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.