El ser docente y el ser mujer:

algunas reflexiones acerca de las perspectivas de género en la educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.78643

Palabras clave:

Mulher, Educação, Colonialismo, Colonialidade

Resumen

Este artículo presenta algunas reflexiones acerca de las perspectivas de género en la educación y, en consonancia, identifica los acontecimientos y las tensiones que precedieron y precedieron el proceso histórico de luchas y conquistas de mujeres que deseaban y/o necesitaban actuar como profesoras en décadas pasadas. Para ello, el estudio realiza una revisión bibliográfica de abordaje analítico y cualitativo, el cual pretende dialogar con una perspectiva volcada hacia los estudios poscoloniales como aporte teórico-metodológico para el análisis de cuestiones concernientes a la mujer y a la educación. En ese intento, buscamos referencias en los estudios de Almeida (1998), Cunha (2021), Santos (2018), Spivak (2014), Walsh (2016), entre otros.

Biografía del autor/a

Stephanie Miranda dos Santos, Universidade Pitágoras Unopar - UNOPAR

Pós-graduanda em Ensino Híbrido e Metodologias Ativas para Educação Básica pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (UNOPAR). Pós-graduada em Metodologias do ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (UNOPAR). Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Esteve em programas como Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Institucional de Bolsas de Residência Pedagógica. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Foi voluntária nos projetos de extensão Criança Ativa e Letras: Artes e Ciência da Universidade Católica Dom Bosco.

Gustavo dos Santos Souza, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco - PPGE/UCDB. Licenciado em História - UCDB. Foi bolsista CNPq no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, desenvolvendo atividades em escolas estaduais de Campo Grande - MS. Foi voluntário no projeto de extensão intitulado: Centro de Documentação Indígena Antônio Brand/NEPPI: história e direitos indígenas. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Carlos Magno Naglis Vieira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possui graduação em História (2005), Pedagogia (2018), Mestrado em Educação (2008) e Doutorado em Educação (2015) pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. Professor do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Porto Velho), líder do Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq e vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação e Interculturalidade/CNPq. Foi professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado e nos cursos de graduação (História e Pedagogia) da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB (2015-2021). Esteve na coordenação da Linha de pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena do PPGE/UCDB (2017-2021) e na Vice - coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (05/2021-12/2021). É sócio da ANPEd Nacional (GT 21). Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UCDB (2016-2021). Pesquisador do Projeto Observatório de Educação Escolar Indígena/MEC/CAPES. Coordenou o projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID na UCDB (2015-2017). Foi o Coordenador Geral do VII, VIII, IX Seminário Povos indígenas e Sustentabilidade. Tem experiência na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História Indígena, Educação Escolar Indígena. Diversidade Cultural, Índios em contexto urbano, Criança e Infância indígena, Etnologia Indígena, Educação Intercultural e Formação de Professores para contextos inter/multiculturais.

Citas

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Publicado

2022-07-03

Cómo citar

SANTOS, Stephanie Miranda dos; SOUZA, Gustavo dos Santos; VIEIRA, Carlos Magno Naglis. El ser docente y el ser mujer: : algunas reflexiones acerca de las perspectivas de género en la educación. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 194–208, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.78643. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/78643. Acesso em: 22 dic. 2024.

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