O Professor 50+

Percepções sobre a Carreira Docente, Aposentadoria e Envelhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i29.78364

Palavras-chave:

Aposentadoria. Carreira Docente. Professor 50 . Professor Sênior. Professor Universitário

Resumo

Os Professores de Ensino Superior com mais de 50 anos de idade representam cerca de 10% do total de profissionais contratados nas Instituições de Ensino Superior no Brasil, segundo dados do INEP (2017). O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção de Professores universitários, com idade igual ou superior a 50 anos, sobre sua carreira e a permanência como docente na universidade após a aposentadoria. Trata-se de um estudo qualitativo com entrevistas e análise de conteúdo. Os resultados revelaram como aspecto positivo a autonomia no trabalho e, como negativo, a gestão universitária deficiente quanto a ações voltadas para o Professor 50+. Espera-se que esta pesquisa motive estudos futuros, discussões e o desenvolvimento de políticas e estratégias considerando o trabalho, a pré e pós-aposentadoria do Professor 50+.

Biografia do Autor

Bárbara Beatriz Freitag, Universidade de São Paulo / Estudante

Doutoranda e Mestre em Ciências pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Bacharel em Administração. Professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Ana Cristina Limongi-França, Universidade de São Paulo/Professora Titular Aposentada

Professora Titular Aposentada e Ex-Pró-reitora de Cultura e Extensão Adjunta e Pró-tempore da Universidade de São Paulo (USP). Psicóloga Organizacional e do Trabalho. Mestre, Doutora e Livre-docente. Acadêmica da Academia Brasileira de Qualidade e Academia Paulista de Psicologia, Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho SBPOT e RIPOT e da ALGA - Rede Lusófona. Participante do CPCL 2008 da Harvard Business School, Professora Fundação Vanzolini. Professora convidada nas Universidades Eduardo Mondlane e Universidade Politécnica em Moçambique e Universidade Del Valle, Colombia. Fundadora do Núcleo de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho da FEA/USP e Rede GQVT. Atuou no Fórum Inter-religioso da Secretaria da Justiça e Cidadania SP. Coordenadora e Consultora da Fundação Instituto de Administração - FIA. 

Referências

ACKERMAN, Laurence J.; MCKAIN JR, Walter C. Retirement Programs for Industrial Workers. Harvard Business Review, [S. l.], v. 30, n. 4, p. 97–108, 1952. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=bth&AN=6777106&site=ehost-live.
BABSON, Paul T. TIMING Your Retirement. Harvard Business Review, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 68–74, 1955. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=bth&AN=6774453&site=ehost-live.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do BrasilBrasil, 1988.
_____. Lei no 9.394 de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)Brasil, 1996.
_____. LEI No 9.608, DE 18 DE FEVEREIRO DE 1998. Dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências.1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9608.htm.
_____. LEI No 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm. Acesso em: 6 fev. 2017.
_____. Lei Complementar no152. Dispõe sobre a Aposentadoria Compulsória por idade, com proventos proporcionaisBrasil, 2015.
_____ Proposta de Emenda à Constituição no 6 de 20 de fevereiro 2019Brasil, 2019.
_____. Decreto no 94.664, de 23 de julho de 1987: Aprova o Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos de que trata a Lei no 7.596, de 10 de abril de 1987.Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 24 jul. 1987. Seção 1, p. 11.768., Brasil, 1987. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto-%0A94664-23-julho-1987-445766-publicacaooriginal-1-pe.html.
BURKE, Peter J.; CHRISTENSEN, Judith C.; FESSLER, Ralph. Teacher Career Stages: Implications for Staff Development. Fastback 214. Philadelphia: Educational Resources Information Center (ERIC), 1984. Disponível em: http://search.proquest.com/docview/63335357?accountid=17215.
CAMARANO, A. A. ..; KANSO, S. ..; MELLO, J. L. Como vive o idoso brasileiro? Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? [s.l: s.n.]. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/Arq_29_Livro_Completo.pdf.
CAPES; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Programa Professor Visitante Nacional Sênior - PVNS2009. Disponível em: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pvns. Acesso em: 3 fev. 2017.
_____. Sistema de Informações Georreferenciadas (GEOCAPES)2016.
CONNELL, Raewyn. Bons professores em um terreno perigoso: rumo a uma nova visão da qualidade e do profissionalismo*. [S. l.], p. 165–184, 2010.
CORBETT, Henry R. Toward a More Rational Retirement Plan. Journal of Business of the University of Chicago, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 407, 1931. DOI: 10.1086/232219.
DUBERLEY, Joanne; CARMICHAEL, Fiona. Career Pathways into Retirement in the UK: Linking Older Women’s Pasts to the Present. Gender, Work and Organization, [S. l.], v. 23, n. 6, p. 582–599, 2016. DOI: 10.1111/gwao.12144.
FELDMAN, Daniel C. The Decision to Retire Early: A Review and Conceptualization. Academy of Management Review, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 285–311, 1994. DOI: 10.5465/amr.1994.9410210751.
FERREIRA, Fernando Ilídio. Reformas educativas, formação e subjectividades dos professores. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 13, n. 38, p. 239–251, 2008. DOI: 10.1590/S1413-24782008000200004. Disponível em: http://www.scielo.br/j/rbedu/a/VkfgsBrLZF3kKxDs5K7Pk7y/?lang=pt. Acesso em: 26 jan. 2022.
FRANÇA, Lucia Helena de Freitas Pinho. Influências sociais nas atitudes dos “Top” executivos em face da aposentadoria: um estudo transcultural. Revista de Administração Contemporânea, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 17–35, 2009. DOI: 10.1590/s1415-65552009000100003.
GRIFFIN, Barbara; HESKETH, Beryl. Post-retirement work: The individual determinants of paid and volunteer work. Journal of Occupational and Organizational Psychology, [S. l.], v. 81, n. 1, p. 101–121, 2008. DOI: 10.1348/096317907X202518. Disponível em: http://doi.wiley.com/10.1348/096317907X202518.
INDEX MUNDI. Dados Históricos Gráficos - Mundo e Brasil. 2015. Disponível em: http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?v=78&c=br&l=pt. Acesso em: 5 fev. 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação - São Paulo. 2017. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html. Acesso em: 28 dez. 2016.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior: Notas Estatísticas 2017. Brasília - DF. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf.
LEVY, Haim; LEVY, Haim. Aging Population, Retirement, and Risk Taking. Management Science, [S. l.], v. 62, n. 5, p. 1415–1430, 2016.
LICHTENTHALER, Philipp Wolfgang; FISCHBACH, Andrea. Job crafting and motivation to continue working beyond retirement age. Career Development International, [S. l.], v. 21, n. 5, p. 477–497, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1108/CDI-01-2016-0009.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. V. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2004.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO; SECRETARIA DE RELAÇÕES DE TRABALHO. Proposta - Plano de Carreira e Cargo do Magistério Superior Federal. Brasília. Disponível em: http://slideplayer.com.br/slide/10209192/.
NVIVO 11 PLUS. NVivo qualitative data analysis software, 2016.
OAKMAN, Jodi; TROBE, La. Working longer : What is the relationship between person – environment fit and retirement intentions ? Asia Pacific Journal of Human Resources (2016), [S. l.], v. 54, n. June 2015, p. 207–229, 2016. DOI: 10.1111/1744-7941.12075.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações. Brasília. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/.
PREVIDÊNCIA SOCIAL. Aposentadoria por tempo de contribuição. 2015.
RODRIGUES, N. C.; RAUTH, J.; TERRA, N. L. Gerontologia Social para Leigos. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs.
SÁ, M. A. Á. dos Santos; ALMEIDA, L. Ramalho De. Professional aging in teacher›s and engineers trajectory. Revista Psicologia da Educação, [S. l.], n. 40, p. 59–76, 2015. DOI: 10.5935/2175-3520.20150005. Disponível em: http://www.gnresearch.org/doi/10.5935/2175-3520.20150005.
SEONGSU, K. ..; FELDMAN, D. C. Working in retirement: The antecedents of bridge employment and its consequences for quality of life in retirement. Academy of Management Journal, [S. l.], v. 43, n. 6, p. 1195–1210, 2000. DOI: 10.5465/1556345. Disponível em: http://amj.aom.org/cgi/doi/10.2307/1556345.
SKYPE. Skype | Chamadas gratuitas para a família e amigos. 2016. Disponível em: https://www.skype.com/pt-br/. Acesso em: 4 fev. 2017.
SOARES, D. H. P.; COSTA, A. B. Aposent-Ação: aposentadoria para ação. São Paulo.
SOUZA, Márcio Vieira De; GIGLIO, Kamil; SOUZA, Rayse Kiane De; SOUZA, Márcio Vieira De. Análise De Usabilidade Em Moocs (Massive Open Online Courses): Uma Abordagem Qualitativa. Mídias Digitais, Redes Sociais e Educação em Rede: Experiências na Pesquisa e Extensão Universitária, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 139–152, 2015. DOI: 10.5151/9788580391282-12.
TÔRRES, HilmaTereza; FERREIRA, Adalcimira de Jesus Cista; ARAÚJO DE SOUZA, Revan; MATOS, Albia Pinheiro De; BARBAGELATA-GÓES, Sergio. Por que aposentados retornam ao trabalho? O papel dos fatores psicossociais. Kairós Gerontologia. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Saúde. ISSN 2176-901X, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 147–65, 2010.
TRIVIÑOS, ANS. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=622157&indexSearch=ID.
VOUGH, Heather C.; BATAILLE, Christine D.; SARGENT, Leisa. Managing yourself: Next-gen retirement. Harvard Business Review, [S. l.], n. June, p. 104–107, 2016.
WEB OF SCIENCE. Web of Science. 2021. Disponível em: https://www.webofscience.com/wos/woscc/basic-search.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

FREITAG, Bárbara Beatriz; LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. O Professor 50+: Percepções sobre a Carreira Docente, Aposentadoria e Envelhecimento. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 29, p. 71–96, 2024. DOI: 10.29148/labor.v1i29.78364. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/78364. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.