Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem

Autores/as

  • Sâmia Jucá Pinheiro Centro Universitário Estácio/FIC
  • Francisca Ediquelle Queiroz Lucas Centro Universitário Estácio/FIC
  • Luciana de Fátima Barreto Centro Universitário Estácio/FIC
  • Monara Rochelle Cordeiro Marinho Cruz
  • Francisco Gilberto Fernandes Pereira Universidade Federal do Piauí
  • Andréa Lopes Barbosa Centro Universitário Estácio/FIC Universidade Estadual do Ceará

Palabras clave:

Educação em Saúde, Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem.

Resumen

Objetivo: compreender as práticas de educação em saúde no contexto da formação em enfermagem. Métodos: estudo qualitativo, realizado em Instituição de Ensino Superior da rede privada. Participaram 22 sujeitos, que responderam a uma entrevista semiestruturada, cujas informações foram organizadas e analisadas pelo método de Análise Conteúdo.Resultados: identificaram-se três categorias: educação em saúde e o enfermeiro como educador; educação em saúde na atenção primária; e comparativo das práticas educativas nos níveis de atenção. Conclusão: os acadêmicos compreenderam a importância da educação em saúde em sua formação, e sentiam a necessidade de expandir essas práticas para todos os níveis de atenção em saúde.

Biografía del autor/a

Sâmia Jucá Pinheiro, Centro Universitário Estácio/FIC

Graduada em Enfermagem pela UFC. Mestra em cuidados clínicos em enfermagem e saúde pela  UECE. Especialista em enfermagem oncológica pela ECO. Enfermeira assistencial do setor de transplantes do HGF. Professora do curso de enfermagem do Centro Universitário Estácio/FIC

Publicado

2016-08-04

Cómo citar

Pinheiro, S. J., Lucas, F. E. Q., Barreto, L. de F., Cruz, M. R. C. M., Pereira, F. G. F., & Barbosa, A. L. (2016). Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem. Rev Rene, 17(4), 545–552. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4954

Número

Sección

Research Article

Artículos más leídos del mismo autor/a