Vozes Sociais na Imprensa: a sociedade no noticiário político
Palavras-chave:
Sociologia Política, Visibilidade Política, Sociedade Civil, Noticiário Político, Mídia e PolíticaResumo
Estudo de cunho sociológico, com base em material publicado pelos principais jornais de circulação nacional sobre política. Análise fundamentada nas seguintes questões: (a) como se dá voz à sociedade no enquadramento noticioso? (b) em que fóruns os jornalistas recorrem às vozes da sociedade? (c) quais as fontes sociais às quais os jornalistas recorrem com mais frequência? (d) em quais agendas/temas a sociedade é reconhecida pela mídia como agente político relevante? (e) qual perfil dos agentes da sociedade aparece no noticiário político? Analisam-se efeitos simbólicos da cobertura jornalística e as consequências da apropriação deliberada de determinados filamentos discursivos de fontes da esfera civil. Conclui-se que, em longo prazo, a imprensa forma sensibilidades, percepções e discernimentos da população exposta de forma continuada à leitura dessas notícias políticas. Essas matérias são vistas como construções retóricas normativas e não como uma ementa da realidade.
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