A Formação de Professores na Universidade Federal de Santa Catarina: uma análise de suas transformações curriculares no tempo

Autores/as

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Formação de Professores de Ciências Sociais, Ensino de Sociologia, Ensino Superior, Pensamento Social

Resumen

O presente trabalho integra uma pesquisa mais ampla sobre a história das Ciências Sociais em Santa Catarina, cujo recorte se circunscreve, sobretudo nas Ciências Sociais desenvolvidas junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O curso que é aqui objeto de reflexão fora criado em 1973, tendo passado por inúmeras transformações desde então, tendo ocorrido sua última reforma curricular em 2006, sendo esse período entre a década de 1970 e os anos 2000 o recorte temporal aqui adotado a partir do exame de suas mudanças curriculares. Almeja-se desenvolver uma reflexão que possibilite compreender quais as diversas concepções de formação de professor de Ciências Sociais estavam em curso, e de como elas são transparecidas nos diversos desenhos curriculares, ao mesmo tempo em que se inserem numa dinâmica mais ampla das Ciências Sociais no Brasil. 

Biografía del autor/a

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuante em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2018-11-01

Cómo citar

Oliveira, A. (2018). A Formação de Professores na Universidade Federal de Santa Catarina: uma análise de suas transformações curriculares no tempo. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 49(3_Nov/Fev), 429–453. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/6690