A Formação de Professores na Universidade Federal de Santa Catarina: uma análise de suas transformações curriculares no tempo
Palabras clave:
Formação de Professores de Ciências Sociais, Ensino de Sociologia, Ensino Superior, Pensamento SocialResumen
O presente trabalho integra uma pesquisa mais ampla sobre a história das Ciências Sociais em Santa Catarina, cujo recorte se circunscreve, sobretudo nas Ciências Sociais desenvolvidas junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O curso que é aqui objeto de reflexão fora criado em 1973, tendo passado por inúmeras transformações desde então, tendo ocorrido sua última reforma curricular em 2006, sendo esse período entre a década de 1970 e os anos 2000 o recorte temporal aqui adotado a partir do exame de suas mudanças curriculares. Almeja-se desenvolver uma reflexão que possibilite compreender quais as diversas concepções de formação de professor de Ciências Sociais estavam em curso, e de como elas são transparecidas nos diversos desenhos curriculares, ao mesmo tempo em que se inserem numa dinâmica mais ampla das Ciências Sociais no Brasil.
Citas
AUEDE, Bernadete W.; CAMPOS, Glória G. S.; FERREIRA, Marilene S. Egressos do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina: profissão em movimento. Mosaico Social, v. III, p. 21-42, 2006.
CARVALHO, Lejeune M. G. X.; MATTOS, Sergio S. Sociólogos & Sociologia: história das suas entidades no Brasil e no mundo. São Paulo: Anita Garibaldi, 2005.
COELHO DOS SANTOS, Silvio. A Antropologia em Santa Catarina. In: COELHO DOS SANTOS, Silvio (Org.), Memória da Antropologia no Sul do Brasil. Florianópolis: EDUFSC/ABA, 2006, p. 17-77.
LIEDKE FILHO, Enno Dagoberto. “A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios.” Sociologias, v. 7, n. 14, 2005. p. 376-436.
MARTINS, Carlos B.; WEBER, Silke. Sociologia da Educação: democratização e cidadania. In: MARTINS, Carlos B; MARTINS, Heloisa H. T. S. Horizontes das Ciências Sociais: Sociologia. São Paulo: ANPOCS, 2010, p. 131-201.
MELO, Manoel P. C. Quem explica o Brasil. Juiz de Fora: Editora UFJF, 1999.
MEUCCI, Simone. Artesania da Sociologia no Brasil: contribuições e interpretações de Gilberto Freyre. Curitiba: Appris, 2015.
MICELI, Sergio. “Condicionantes do desenvolvimento das Ciências Sociais.” In: MICELI, Sergio (org.). História das Ciências Sociais no Brasil. Vol. 1. São Paulo: Editora Vértice/Idesp/Finep, 1989. p. 72-110.
MICK, Jacques; DIAMICO, Manuela de Souza ; LUZ, Joel Rosa. O perfil do egresso do curso de Ciências Sociais da UFSC (2000-2009). Mosaico Social, v. VI, p. 347-386, 2012.
OLIVEIRA, Amurabi. A Expansão Conservadora dos Cursos de Formação de Professores em Ciências Sociais em Santa Catarina. Revista Pós Ciências Sociais, v. 13, n. 25, p. 87-103, 2016.
______. Revisitando A História do Ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum Educatium, v. 35, n. 2, 2013, p. 179-189.
OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira. A Sociologia, os Sociólogos e a Educação no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 31, n. 91, 2016, p. 1-15.
PINTO, Costa & Carneiro, Edison. As ciências sociais no Brasil. Rio de Janeiro: CAPES (Série Estudos e Ensaios, nº 6), 1955.
REESINK, Misia L.; CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro. “A Geopolítica da Antropologia no Brasil: Ou como a província vem se submetendo ao Leito de Procusto.” In: SCOTT, Parry; CAMPOS, Roberta Bivar C.; PEREIRA, Fabiana G. (org.) Rumos da Antropologia no Brasil e no mundo: geopolíticas disciplinares. Recife: Editora UFPE-ABA, 2014. p. 53-82.
TAKAGI, Cassiane T. T. Formação de professores de Sociologia do Ensino Médio: um estudo sobre o currículo do curso de ciências sociais na Universidade de São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC. Boletim de Ciências Sociais. s/v, nº 17, 1980.
_______. Curso de Ciências Sociais – Projeto Político Pedagógico. Florianópolis, 2006.
WEBER, Silke. O Professorado e o Papel da Educação na Sociedade. Campinas: Papirus, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).