INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EJA
O QUE OS ESTUDANTES SABEM E COMO ISSO TRANSFORMA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95624Palabras clave:
Inteligência Artificial., Inclusão Digital., Educação de Jovens e Adultos (EJA).Resumen
Este estudo investiga a familiaridade e a percepção dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no ensino-aprendizagem. A pesquisa, de abordagem mista, baseia-se em questionários aplicados a 33 estudantes do Ensino Médio da EJA para analisar seu conhecimento, uso e desafios relacionados à IA. Os resultados indicam que 75% dos participantes veem a IA como uma ferramenta positiva para o aprendizado, apesar de 51,5% apontarem desafios a serem enfrentados, como exclusão digital e dependência tecnológica. A análise sugere a necessidade de investimentos em formação docente e infraestrutura tecnológica para ampliar o acesso e uso efetivo da IA na EJA. O estudo destaca a urgência de políticas educacionais inclusivas e pesquisas futuras sobre o impacto da IA no desempenho acadêmico e na permanência dos estudantes na escola.
Descargas
Citas
BARROS, Maria José de; LIMA, Presleyson Plínio de; OLIVEIRA, Dione Maria Pereira de; ARCANJO, Claudio Firmino; OLIVEIRA; Luis Carlos Ferreira de; PEREIRA, Sara susane Machado. Inclusão Digital e Educação: equidade e acesso. Revista Internacional de Estudos Científicos, v. 1, n. 2, p. 124-149, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.61571/riec.v1i2.120. Acesso em: 15 fev. 2025.
BETTAYEB, Anissa M.; TALIB, Manar Abu; ALTAYASINAH, Al Zahraa Sobhe; DAKALBAB, Fatima. Exploring the impact of ChatGPT: conversational AI in education. Frontiers in Education, v. 9, p. 1379796, 2024. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2024.1379796. Acesso em: 22 jan. 2025.
BOULAY, Benedict du. Inteligência artificial na educação e ética. RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning, v. 6, n. 1, p. e202301, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/14808. Acesso em: 5 fev. 2025.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Ymi5AwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA7&dq=CRESWELL,+John+W.+Pesquisa+qualitativa+e+projeto+de+pesquisa:+escolhendo+entre+cinco+abordagens.&ots=Mx6OApKw3o&sig=1IQQeDOrSTBSP8HkGDPo1TCEG6I&redir_esc=y#v=onepage&q=CRESWELL%2C%20John%20W.%20Pesquisa%20qualitativa%20e%20projeto%20de%20pesquisa%3A%20escolhendo%20entre%20cinco%20abordagens.&f=false. Acesso em: 12 jan. 2025.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Motivation and creativity: Toward a synthesis of structural and energistic approaches to cognition. New Ideas in psychology, v. 6, n. 2, p. 159-176, 1988. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0732-118X(88)90001-3. Acesso em: 11 jan. 2025.
FORERO-CORBA, Wiston; BENNASAR, Francisca Negre. Técnicas y aplicaciones del Machine Learning e inteligencia artificial en educación: una revisión sistemática. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 27, n. 1, p. 209-253, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5944/ried.27.1.37491. Acesso em: 2 fev. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54579/2/freire-pedagogia-da-autonomia.pdf. Acesso em: 22 jan. 2025.
HOLMES, Wayne; BIALIK, Maya; FADEL, Charles. Artificial intelligence in education promises and implications for teaching and learning. Boston: Center for Curriculum Redesign, 2019. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/332180327_Artificial_Intelligence_in_Education_Promise_and_Implications_for_Teaching_and_Learning. Acesso em: 15 fev. 2025.
HUTSON, James; COTRONEO, Peter. Generative AI tools in art education: exploring prompt engineering and iterative processes for enhanced creativity. Metaverse, v. 4, n. 1, p. 14, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.54517/m.v4i1.2164. Acesso em: 12 jan. 2025.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
LUCKIN, Rosemary; CUKUROVA, Mutlu; KENT, Carmel; DU BOULAY, Benedict. Empowering Educators to be AI-Ready. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 3, 2022. Disponível em:
https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100076. Acesso em: 25 fev. 2025.
MARRONE, Rebecca; CROPLEY, David; MEDEIROS, Kelsey. How Does Narrow AI Impact Human Creativity? Creativity Research Journal, p. 1-11, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10400419.2024.2378264. Acesso em: 1 fev. 2025.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=9cnFAwAAQBAJ. Acesso em: 18 fev. 2025.
MUÑOZ, Rosane Maria; PANCIONE, Gabriel Salomão; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de. O uso da inteligência artificial nos processos pedagógicos de aprendizagem na EJA. In: CONEDU – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 2023, on-line. Anais […]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114693. Acesso em: 11 jan. 2025.
RIBEIRO, Brunna Fabiana Lopes. O desenvolvimento de inteligências artificiais na China versus nos Estados Unidos: uma revisão da literatura. 2024. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade La Salle, 2024. Disponível em: https://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/4028/1/Brunna.pdf. Acesso em: 22 jan. 2025.
SANTOS, Natália Cristina Goiabeira dos; MORAIS, Lélia Cristina Silveira de. A importância do PROEJA como política pública educacional para a EJA. Educação em Debate, v. 46, n. 92, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/94534. Acesso em: 1 mar. 2025.
SELWYN, Neil. Education and technology: key issues and debates. Londres: Bloomsbury Publishing, 2021. Disponível em:
https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Education+and+Technology%3A+Key+Issues+and+Debates.+Bloomsbury&btnG=. Acesso em: 15 fev. 2025.
UNESCO. Relatório de Monitoramento Global da Educação 2023 – A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem? Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por. Acesso em: 28 fev. 2025.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lenilda Batista de Souza, George Lauro Ribeiro Brito, Eliziane de Paula Silveira , Kelber de Alencar Morais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
3.jpg)










