O USO DE ANIMES E CULTURA POP JAPONESA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
TENDÊNCIAS, LACUNAS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95970Palabras clave:
Animes, Cultura pop japonesa, Educação, JuventudesResumen
Este artigo apresenta um estado do conhecimento sobre o uso de animes e da cultura pop
japonesa no campo educacional, com foco nas produções acadêmicas brasileiras entre 2010 e
2025. A pesquisa analisou 11 trabalhos (10 dissertações e 1 tese) encontrados nas bases
CAPES e BDTD, buscando compreender como esse objeto tem sido abordado na pós-
graduação. A partir da análise, foram identificados três principais eixos: os animes como
recurso didático em disciplinas específicas; como mediadores culturais ligados aos repertórios
juvenis; e como linguagem crítica para debate de temas éticos, emocionais e socioambientais.
Embora o campo ainda seja pouco explorado e enfrente limitações teóricas e metodológicas,
os estudos indicam o potencial dos animes para promover engajamento, interdisciplinaridade
e humanização no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam para a urgência
de mais sistematização, reconhecimento institucional e aprofundamento teórico sobre o tema
nas pesquisas educacionais.
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