O USO DE ANIMES E CULTURA POP JAPONESA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

TENDÊNCIAS, LACUNAS E PERSPECTIVAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95970

Palabras clave:

Animes, Cultura pop japonesa, Educação, Juventudes

Resumen

Este artigo apresenta um estado do conhecimento sobre o uso de animes e da cultura pop
japonesa no campo educacional, com foco nas produções acadêmicas brasileiras entre 2010 e
2025. A pesquisa analisou 11 trabalhos (10 dissertações e 1 tese) encontrados nas bases
CAPES e BDTD, buscando compreender como esse objeto tem sido abordado na pós-
graduação. A partir da análise, foram identificados três principais eixos: os animes como
recurso didático em disciplinas específicas; como mediadores culturais ligados aos repertórios
juvenis; e como linguagem crítica para debate de temas éticos, emocionais e socioambientais.
Embora o campo ainda seja pouco explorado e enfrente limitações teóricas e metodológicas,
os estudos indicam o potencial dos animes para promover engajamento, interdisciplinaridade
e humanização no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam para a urgência
de mais sistematização, reconhecimento institucional e aprofundamento teórico sobre o tema
nas pesquisas educacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Ester da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduada em História pela UERN, mestranda em Ensino pelo POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN), bolsista da CAPES e Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Contexto e Educação (UERN/CNPq). Pesquisa o uso de animes e cultura juvenis como recurso no ensino de História no Ensino Médio.

Jean Mac Cole Tavares Santos , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professor Adjunto IV do Curso de Pedagogia da UERN. Doutor em Educação (UFPB). Pós-doutorado no PROPED/UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Coordenador do Projeto de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE). Editor da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI).

Maria Kélia da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Mestra em Ensino pelo POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Especialista em Educação e Contemporaneidade pelo IFRN. Graduada em Pedagogia pela UERN. Professora efetiva da rede municipal de ensino de Russas/CE. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Contexto e Educação (UERN/CNPq)  e o Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS/UFC) e o Projeto de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE/UERN).

Citas

BALL, Stephen John; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as

políticas. 23. ed. Ponta Grossa: UEPG, 2016.

BAPTISTA, Ana Isabelle Santana. Estudo das percepções de professores do ensino básico

na proposta de utilização de animês do Studio Ghibli para o ensino de Biociências e

Saúde: perspectivas e enfrentamentos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino em

Biociências e Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

CALIXTO, Kézia da Silva. Anim(e)escola: “O Castelo Animado”, de Hayao Miyazaki

(2004), como estratégia didática para o (re)conhecimento da consciência socioambiental no

espaçoescola. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual da Região

Tocantina do Maranhão, 2024.

CARVALHO, Rebecca Moura de Almeida Ferreira. Animes e mangás mobilizando afetos e

imaginação na escola. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade

Católica de Campinas, Campinas, 2023.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”.

Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, p. 257, 2002.

FREITAS, Bianca Fonsêca de. A cultura pop como facilitadora da aprendizagem

significativa de ciências. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) –

Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2025.

FUNAKURA, Masaaki Alves. Estudos acerca de mangás e animês na educação:

tendências e desafios contemporâneos. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) –

Universidade La Salle, Canoas, 2023.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo:

Cortez, 2011.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise

de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr.

2006.

PEREIRA, Gabriela Pereira de. Desenhos de mangá e paper toys: a cultura otaku e a

linguagem audiovisual articulando matemática e arte na educação escolar. 2019. Dissertação

(Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de

Pelotas, Pelotas, 2019.

PEREIRA, Tayna de Souza. Cultura pop japonesa: uma análise de aspectos socioambientais

da obra Hunter x Hunter. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) –

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.

RODRIGUES, Aleilson da Silva. Ciência por meio da cultura otaku: uma análise da

circulação do conhecimento em animes. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade

Federal de Alagoas, Maceió, 2022.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo

“Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50,

2006.

SANTOS, Alef Bruno dos. Os animes Dr. Stone e AniQuimera na aprendizagem

significativa de transformações na educação em Química. 2022. Dissertação (Mestrado

Profissional em Química em Rede Nacional) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Natal, 2022.

SILVA, Ivan Fernando Cabral da. Sequência didática: a utilização de animes como

estímulos para o ensino de interações elétricas. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional

em Ensino de Física) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2024.

SOUZA, Rosana Silva de. Tatakae! Um diálogo possível entre os animes e o ensino de

História. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de

Roraima, Boa Vista, 2024.

Publicado

2025-11-01

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.