SUBJETIVIDADES, SENTIDOS DE NEGRITUDE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUILOMBOLAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95792

Palabras clave:

Educação Quilombola. Negritude. Subjetividades. Prática Pedagógica. Racismo Institucional.

Resumen

Este artigo analisa a construção das subjetividades negras, dos sentidos de negritude e das práticas pedagógicas em uma escola quilombola, com base em um estudo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Achilles Ranieri, localizada na comunidade quilombola de Matias, no município de Cametá-PA. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada nas contribuições teóricas de Minayo (1994), utilizando como técnicas de coleta de dados a observação sistemática e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos. A análise foi conduzida segundo a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados apontam que, embora existam esforços pontuais por parte de alguns docentes para integrar a realidade local ao currículo, ainda persiste uma significativa carência de políticas de formação continuada voltadas especificamente à educação quilombola. Observou-se também a dificuldade dos estudantes em se reconhecerem como sujeitos quilombolas, reflexo de uma trajetória escolar que historicamente negligenciou os saberes, a cultura e a ancestralidade negra. Conclui-se que a construção de uma prática pedagógica quilombola demanda a ressignificação das concepções docentes e do currículo escolar, com foco na valorização da identidade negra, dos saberes tradicionais e da cultura local que são elementos fundamentais para a promoção de uma educação emancipadora e antirracista.

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Biografía del autor/a

Fabio Coelho Pinto, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA)

Doutor em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS). Mestre em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ciências da Educação pela FICS. Professor efetivo vinculado à Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). Professor efetivo vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Cametá (PA) (SEMED). 

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Publicado

2025-11-01

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