O TRABALHO DOCENTE NO BRASIL - FLEXIBILIZAÇÃO, PRECARIZAÇÃO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95872

Palavras-chave:

Trabalho docente, Feminização do magistério, Precarização, Educação Básica

Resumo

Este artigo analisa os mecanismos de desvalorização do trabalho docente no contexto da sociedade contemporânea, mesmo diante dos avanços na profissionalização da carreira. A investigação focaliza as inter-relações entre as políticas de precarização do ensino e do trabalho, considerando a fragilidade crescente das relações laborais. A feminização do magistério é compreendida como um elemento estruturante para a compreensão histórica e social da deslegitimação da docência, revelando como gênero e classe se articulam na construção de uma profissão subvalorizada. Metodologicamente, utiliza-se a revisão de literatura por meio da pesquisa bibliográfica e, com base em uma perspectiva crítica e marxista, discute-se a reconfiguração do conceito de classe frente às transformações do trabalho docente. A análise se ancora nas implicações das Leis nº 13.429/2017 e nº 13.467/2017, relativas à reforma trabalhista, e na implementação do Novo Ensino Médio, evidenciando como tais medidas promovem a formação de uma força de trabalho flexível, barata e precarizada a qual resulta em uma formação escolar esvaziada que limita o desenvolvimento dos estudantes, os quais, ao ingressarem em cursos superiores também marcados por cortes orçamentários, racionalização e sobrecarga docente, tornam-se futuros professores igualmente sem acesso a uma formação sólida. O estudo aponta para a urgência de se problematizar, de forma materialista, os processos de precarização da Educação Básica e de construção de alternativas que fortaleçam a valorização da docência.

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Biografia do Autor

Allan Gusson de Castro, Universidade Federal do Acre

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC), Bolsista CNPq. Psicólogo.

Grace Gotelip Cabral, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada IV da
Universidade Federal do Acre (UFAC). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC). 

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Publicado

2025-11-25

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