[fora que] como operador argumentativo: estratégias de adição e relevo no português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep15.96360

Palavras-chave:

linguística funcional, linguística textual, conectores, operador argumentativo [fora que], português brasileiro

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e analisar o funcionamento da microconstrução [fora que] no português brasileiro contemporâneo, observando-a como um operador argumentativo de valor aditivo capaz de, além de estabelecer conexão entre segmentos textuais, conferir relevo positivo à orientação argumentativa. O estudo ancora-se nos pressupostos da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), que concebe a gramática como um inventário dinâmico de construções emergentes do uso, e da Linguística Textual (LT), que examina os fatores de textualidade e os níveis de articulação entre enunciados. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e sincrônica, fundamentada em ocorrências coletadas no Corpus do Português (subcorpus NOW), em gêneros de cunho opinativo. As análises revelam que [fora que] atua predominantemente nos níveis microestrutural e intermediário, cumprindo a macrofunção aditiva, mas com valor argumentativo reforçado: ele introduz argumentos apresentados como imprescindíveis para a progressão textual, operando como recurso de focalização e persuasão. A análise demonstra, ainda, que observar [fora que] a partir de uma perspectiva combinada permite revelar dimensões do fenômeno que permaneceriam invisíveis sob abordagens isoladas. Em vez de tratar o conector apenas como item lexical ou apenas como elo de coesão, a articulação entre forma, uso e organização discursiva evidencia como construções emergentes podem desempenhar funções argumentativas complexas na arquitetura textual. O estudo aponta, assim, que investigar operadores não prototípicos sob o prisma dessa interface amplia o alcance explicativo das teorias e contribui para uma compreensão mais fina das estratégias de progressão e relevo que estruturam o texto no português brasileiro.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Machado dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Estudos de Linguagem (Universidade Federal Fluminense, 2015). Mestre em Língua Portuguesa (Universidade Federal Fluminense, 2010). Especialista em Língua Portuguesa (Universidade Veiga de Almeida, 2007). Graduada em Letras (Universidade Veiga de Almeida, 2005). Estágio de pós-doutorado (Universidade Federal Fluminense, 2023). Professora Adjunta IVC de Língua Portuguesa e Vice-coordenadora da Especialização em Língua Portuguesa (Universidade Federal Fluminense). Vice-líder e pesquisadora no grupo Conectivos e Conexão de Oração (CCO), sediado na UFF. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Conectores da Sintaxe ao Discurso (CSD), sediado na FFP/UERJ.

Ana Beatriz Arena, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Estudos de Linguagem (Universidade Federal Fluminense, 2015). Mestre em Língua Portuguesa (Universidade Federal Fluminense, 2008). Graduada em Letras (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1984). Professora adjunta da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Mestrado Profissional - PROFLETRAS, na FFP. Líder do Grupo de Pesquisa Conectores da Sintaxe ao Discurso (CSD), sediado na FFP/UERJ, e do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (CCO), sediado na UFF. Foi subchefe do Departamento de Letras da FFP. Professora aposentada dos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular do Rio de Janeiro.

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Publicado

30-11-2025

Como Citar

SANTOS, Ana Cláudia Machado dos; ARENA, Ana Beatriz. [fora que] como operador argumentativo: estratégias de adição e relevo no português brasileiro. Entrepalavras, [S. l.], v. 15, p. e96360, 2025. DOI: 10.36517/ep15.96360. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/96360. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Funcionalismo e Linguística de Texto: interfaces e diálogos

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