[fora que] como operador argumentativo: estratégias de adição e relevo no português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.36517/ep15.96360Parole chiave:
linguística funcional, linguística textual, conectores, operador argumentativo [fora que], português brasileiroAbstract
Este artigo tem por objetivo descrever e analisar o funcionamento da microconstrução [fora que] no português brasileiro contemporâneo, observando-a como um operador argumentativo de valor aditivo capaz de, além de estabelecer conexão entre segmentos textuais, conferir relevo positivo à orientação argumentativa. O estudo ancora-se nos pressupostos da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), que concebe a gramática como um inventário dinâmico de construções emergentes do uso, e da Linguística Textual (LT), que examina os fatores de textualidade e os níveis de articulação entre enunciados. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e sincrônica, fundamentada em ocorrências coletadas no Corpus do Português (subcorpus NOW), em gêneros de cunho opinativo. As análises revelam que [fora que] atua predominantemente nos níveis microestrutural e intermediário, cumprindo a macrofunção aditiva, mas com valor argumentativo reforçado: ele introduz argumentos apresentados como imprescindíveis para a progressão textual, operando como recurso de focalização e persuasão. A análise demonstra, ainda, que observar [fora que] a partir de uma perspectiva combinada permite revelar dimensões do fenômeno que permaneceriam invisíveis sob abordagens isoladas. Em vez de tratar o conector apenas como item lexical ou apenas como elo de coesão, a articulação entre forma, uso e organização discursiva evidencia como construções emergentes podem desempenhar funções argumentativas complexas na arquitetura textual. O estudo aponta, assim, que investigar operadores não prototípicos sob o prisma dessa interface amplia o alcance explicativo das teorias e contribui para uma compreensão mais fina das estratégias de progressão e relevo que estruturam o texto no português brasileiro.
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