Além da filosofia altruísta: um estudo sobre os determinantes do envolvimento do consumidor de alimentos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v16i3.33936Palavras-chave:
Consumo de Orgânicos, Motivação de consumo, Envolvimento.Resumo
A consciência de preservação ecológica e a busca por alimentação saudável foram ideias disseminadas na década de 1970. No final da década de 1980, os parâmetros mudam para além da motivação ideológica. Este artigo teve por objetivo compreender o envolvimento dos consumidores de produtos orgânicos. A revisão de literatura desenvolvida neste trabalho envolve o construto de envolvimento, sua multidimensionalidade, mensuração e antecedentes do alto envolvimento com orgânicos. Os dados foram coletados por meio de survey online, cuja amostra foi composta por 412 respondentes válidos. Utilizou-se técnicas de estatística descritiva e inferencial, sobretudo análise fatorial e regressão logística. Em geral, é possível afirmar que as hipóteses foram parcialmente confirmadas. Conclui-se que o envolvimento com orgânicos se dá de maneira multifacetada e os determinantes que distinguem os indivíduos altamente envolvidos podem ser associados a circunstâncias egoístas e a situações de compra específicas, como maior regularidade e disponibilidade em pagar preços superiores.Referências
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