A Educação como Instrumento de Transformação da Realidade:

uma aplicação no sertão central do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i22.43891

Palavras-chave:

transformação social, educação, sociedade, processo de aprendizagem, valorização da vivência

Resumo

O processo de aprendizagem é inerente dos seres vivos, em especial dos seres humanos, é contínuo desde o início da existência até o seu fim e a educação formal é parte importante desse processo, mas não se limita a ela. O artigo busca evidenciar a ação transformadora da educação na realidade das pessoas, fundamentado em um amplo debate sobre a educação e seu poder transformador, bem como a utilização dela no contexto de um projeto aplicado em municípios do Sertão Central cearense. Projeto que busca o compromisso de despertar em seus formandos uma reflexão a respeito de uma educação libertadora. O projeto alinha-se à metodologia da aprendizagem libertadora ao buscar formar indivíduos conscientes de suas realidades e torná-los parte do processo de aprendizagem para a mudança. No entanto, a transformação social, através da educação, não acontece de forma efetiva se todas as formas metodológicas, seja a formação prática ou a humana e crítica, não estiverem em consonância com a prática pedagógica. Como conclusão, houve significativo impacto na realidade dos educandos e dos municípios alcançados pelo programa, mostrando que uma pedagogia libertadora transforma os jovens em protagonistas de sua realidade social.

Biografia do Autor

Jerciano Pinheiro Feijó, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, graduado em História e Especialista em Estudos Clássicos (Cultura Greco-Romana) pela Universidade Regional do Cariri. Professor de educação básica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Sociologia, História Antiga e Medieval e História do Brasil Contemporâneo. Atuando com os seguintes temas: Cultura Popular, Educação Profissional, Mundo do Trabalho e Capitalismo.

Antonio Eudes Xavier, Instituto Dom José - IDJ

Pedagogo, IDJ/UVA, Dirigente Sindial – CUT/CE.

Enéas de Araújo Arrais Neto, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Arquiteto, Mestre em Sociologia, Doutor em Educação, Pós-doutor em Filosofia da Arte e subjetividade; Professor do PPGE/Educação/UFC; do Instituto Federal de Educação do Ceará – IFCE.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

FEIJÓ, Jerciano Pinheiro; XAVIER, Antonio Eudes; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. A Educação como Instrumento de Transformação da Realidade:: uma aplicação no sertão central do Ceará. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 22, p. 103–113, 2019. DOI: 10.29148/labor.v1i22.43891. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/43891. Acesso em: 26 dez. 2024.

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