O Ensino Secundário em Minas Gerais no Período Republicano:

promessas de igualdade, heranças de exclusão

Autores

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Joana DArc Germano Hollerbach Universidade Federal de Viçosa
  • Thaís Carneiro Carvalho Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.44240

Palavras-chave:

Ensino secundário, Organização do ensino, Período republicano, Minas Gerais

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise acerca da organização do ensino secundário, durante o período republicano, em um recorte temporal localizado no século XX, especificamente no estado de Minas Gerais. A metodologia utilizada baseou-se no instrumental da Nova História Política e da pesquisa documental. Para tanto, as fontes elencadas foram os textos legais coevos ao período estudado, principalmente Leis, Relatórios e Discursos dos governadores ao Poder Legislativo. Ademais, compuseram o corpus analítico da pesquisa, estatísticas e recenseamentos oficiais acerca dos estabelecimentos escolares e matrículas. O texto discute o ensino secundário através da sua expansão e dos seus investimentos público e privado, observando que, para este segmento, foi destacado numericamente as instituições privadas e o quantitativo de alunos atendidos. À guisa das considerações finais, verificou-se que os investimentos públicos foram aquém da demanda, o que possibilitou grande expansão do setor privado e que, data das décadas finais do século XX, ocorreu um investimento público sistemático neste segmento de ensino.

Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestrando (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de pesquisa 1: Educação Pública: Sujeitos e Práticas. Graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno-pesquisador e bolsista de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), entre os anos de 2013-2014. É aluno-integrante, desde 2016, do grupo de pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV. Entre fevereiro\2017 e fevereiro/2018 foi bolsista Capes\CNPq, do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No ano de 2017 integrou o Grupo de Estudo "Ética na Educação", filiado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Processos Educativos e ao Grupo de Estudo dos Clássicos Contemporâneos em Educação (GECCE). É membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da Universidade Federal de Viçosa, no período de 2017\2018. Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor Bolsista Nível I (2018) da disciplina Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem (EDU 117), na Universidade Federal de Viçosa. Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional da Docência, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência, Narrativas e História da Educação. Aprovado em 1º lugar no edital 3/2019 para Monitor Bolsista Nível II de Psicologia, atuando em disciplinas da licenciatura e do bacharelado. Aprovado em 2º lugar no Edital nº 02/2020 para Monitor Bolsista Nível II para atuar nas disciplinas da licenciatura em Pedagogia: Ensino de História, Ensino de Geografia, Filosofia da Educação I e Sociologia da Educação I. Cursou disciplina isolada no segundo semestre de 2020 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGE/UFOP). Atua como parecerista de artigos das seguintes revistas: IFES Ciência (IF-ES), Revista Pró-Discente (PPGE-UFES), Revista @rquivo Brasileiro de Educação (PPGE-PUC/MG), Interfaces da Educação (UEMS), Margens Interdisciplinar (UFPA), Revista do Instituto de Ciências Humanas (PUCMG) e Revista de Ciências Humanas (CCH/UFV). 

Joana DArc Germano Hollerbach, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Administração de Governador Valadares (1986), Licenciatura em História pela Universidade Vale do Rio Doce (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é professora do magistério superior, Adjunto III, da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, ensino de história, políticas públicas para a educação básica, trabalho e educação.

Thaís Carneiro Carvalho, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de Pesquisa 3: Formação Humana, Políticas e Práxis Sociais. Graduada em Pedagogia pela UFV. Foi bolsista do Programa de Iniciação a Docência PIBID/ Pedagogia. Foi voluntária no Programa de Iniciação Científica, onde desenvolveu pesquisas na área da Educação com ênfase em História da Educação Brasileira, Movimento Estudantil e Ditadura Civil- Militar. Integrante do GECCE - Grupo de Estudos dos Clássicos Contemporâneos em Educação e do Grupo de Pesquisa Educação, Conhecimento e Processos Educativos, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

DEROSSI, Caio Corrêa; HOLLERBACH, Joana DArc Germano; CARVALHO, Thaís Carneiro. O Ensino Secundário em Minas Gerais no Período Republicano:: promessas de igualdade, heranças de exclusão. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 552–569, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.44240. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/44240. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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