O perfil dos professores licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no IFMG-campus Ouro Preto:

primeiras aproximações

  • Fabíula Tatiane Pires Instituto Federal Minas Gerais - IFMG
Palavras-chave: Professores licenciados. Educação Profissional e Tecnológica. Rede Federal.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as primeiras aproximações relativas ao perfil dos professores licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFMG), particularmente no campus Ouro Preto. Após justificar a escolha do lócus da pesquisa, o artigo se estrutura a partir da análise do levantamento bibliográfico realizado, seguido de apresentação e análise dos dados coletados para estabelecer uma aproximação do perfil daqueles docentes. Nas áreas básicas do IFMG – campus Ouro Preto, tem-se um número superior de professores licenciados em relação aos professores bacharéis. São professores, em sua maioria, efetivos e com regime de trabalho em dedicação exclusiva. Essas condições em muito os diferenciam, por exemplo, dos professores que atuam na rede estadual de ensino de Minas Gerais (AMORIM; SALEJ; BARREIROS, 2018).

Biografia do Autor

Fabíula Tatiane Pires, Instituto Federal Minas Gerais - IFMG

Doutoranda em Educação pelo PPGE- FaE / UFMG. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004) e pós-graduado em Pedagogia de Negócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de MG. Atualmente é pedagogo do Instituto Federal Minas Gerais - campus Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação - docência e supervisão - iniciamos há anos, na educação profissional técnica de nível médio e na formação de pessoas em empresas. Em 2012 iniciei, como participante, não um grupo de pesquisa Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - EPIEJA / CEFET-MG, nesse mesmo ano e instituição, participei como formadora, em docência de adultos, do Programa de Estudos em Engenharia,

Referências

AMORIM, M.A. SALEJ, A.P. BARREIROS, B.B.C. “Superdesignação” na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Revista Brasileira de Educação. V. 23, 2018.
BRASIL. Lei nº 9394 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

CASTAMAN, A.S. NOGUEIRA, C.G. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, 2018.

CAVALCANTE, I.F. HENRIQUE, A.L.S. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1. n. 12, 2018.

CERICATO, I.L. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. V. 97, n. 246, maio/ago, 2016.

COSTA, A.M.F. da. FONSECA, C.M.F. COSTA, L. de G. M. Desvelando o percurso formativo de docentes da Educação Profissional: um estudo de caso com professores do curso de análises clínicas em uma IES privada. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.

CUSTÓDIO, C.M.T. PENA, G.A. de C. Perfil dos docentes dos Institutos Federais: Estudo de caso no IFMG. Relatório Final. IFMG, 2018.

DA SILVA, K.K.O. QUEIROZ, K. da S. MEDEIROS, S.M.D. Trabalho e trabalho docente: a percepção de docentes da área de formação geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.

FLACH, A. Formação de Professores nos Institutos Federais: uma identidade por construir. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd, GT8: Formação de Professores, Florianópolis, 2015.

FONSECA, C.M.F. da. Formação e saberes docentes na Educação Profissional: um relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.
GATTI, B. A. BARRETO, E. S. de S.(coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, B. A. BARRETO, E. S. de S. ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GOMES, S.S.W. BRASILEIRO, R.M.O. LIMA, P.R. Identidade profissional e trabalho docente: o que dizem os professores dos cursos de licenciatura do IFAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, SETEC, 2014.
HUBERMAN, Michael. Tendências gerais do ciclo de vida dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vida de professores. 2ª edição, Portugal, Porto: Porto Editora, LDA, 1995.

IFMG. Plano de Desenvolvimento Institucional: IFMG 2014-2018. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. BH: IFMG, 2015.

KREUTZ, D. H. WELTER, C. B. Professor em (re) construção: reflexões de um docente em formação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.11, SETEC, 2016.

MACHADO, Lucília R. de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, SETEC, 2008.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade. Campinas, v.32, p. 689-704, jul/set, 2011.

MALDANER, J.J. A formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.13, 2017.

MORAIS, J.K.C. HENRIQUE, A.L.S. O professor licenciado na Educação Profissional: quais saberes docentes alicerçam seu trabalho? Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, SETEC, 2014.

MORAIS, J.K.C. SANTOS, M.G.M. BRANDÃO, P. A. F. O caminho dos professores na Educação Profissional: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.
MOURA, Dante Henrique. Formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, SETEC, 2008.
NASCIMENTO, E. D’A. AZEVEDO, R.O.M. Possíveis articulações entre os conceitos de tecnologia e competências na formação profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.13. Brasília: MEC, SETEC, 2017.
NEGRINI, Elaine Aparecida; CRUZ, Maria Nazaré da. Aproximações e distanciamentos entre o trabalho na indústria e na escola: uma análise dos sentidos da docência produzidos por professores de Educação Profissional. In: 31ª Reunião Anual da ANPEd, GT8: Formação de Professores, Caxambu, 2008.

PAIVA, S.Y. de. CORREIA, D. S. de B. BATISTA, A.C. O perfil de formação de professores da educação profissional que atuam em instituições privadas no RN: uma análise a partir das vozes dos docentes do eixo geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.

PASQUALLI, R. VIEIRA, J.A. VIEIRA, M.M.M. Formação de professora para a Educação Profissional e Tecnológica a distância da Rede Federal de educação brasileira: análises das produções acadêmicas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.9, 2015.

PENA. G. A.de C. Necessidades formativas de professores dos Institutos Federais e desenvolvimento profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, 2018a.

PENA. G. A. Formação docente nos Institutos Federais: análise de um programa de desenvolvimento profissional. Simpósio Internacional, trabalho, relações de trabalho, educação e identidade. II SITRE, 2018b.

RODRIGUES, M.R.S.L. FREITAS, M.C.S. Formar-se para ensinar: experiência de um Instituto Federal. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.11, 2016.

ROLDÃO, M.do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. V.12, n.34, jan/abr: 2007.

SANTOS, A.P d. AZEVEDO, R.O.M. Saberes docentes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: uma proposta para a formação de professores do IFAM – campus LÁBREA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.11, 2016.

SHIROMA, E.O. LIMA FILHO, D.L. O trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade. Campinas, v.32, n. 116, p. 725-743, jul/set, 2011.

SILVA JÚNIOR, G.S. GARIGLIO, J.A. Saberes da docência de professores da Educação Profissional. Revista Brasileira de Educação. Vol. 19, n. 59, out-dez, 2014.

SILVEIRA, R.B.GONÇALVES, L.F. MARASCHIN, M.S. A formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica, e a complexidade que envolve a permanência e êxito dos estudantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.13, 2017.

SOUZA, A.C.R. VILAS BOAS, M. VILAS BOAS, T. AGUIAR, A. Saberes pedagógicos e história das Ciência no processo formativo de professores da Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, 2014 a.

SOUZA, A. C. R. ANDRADE, M. C. F. AGUIAR, A. F. S A formação de professores para o ensino profissional no Brasil: a construção de um caminho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, 2014b.

VIEIRA, M.M.M. VIEIRA, J.A. PASQUALLI, R. Formação de Professores da Educação profissional nos Programas Especiais de Formação Pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, 2014.
Publicado
2020-12-19
Como Citar
PIRES, F. T. O perfil dos professores licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no IFMG-campus Ouro Preto: . Revista Labor, v. 2, n. 24, p. 46-64, 19 dez. 2020.
Seção
Dossiê