Currículo, memória e imagem:

olhares docentes para o ensino da História Quilombola no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Diego dos Santos Alves Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Beatriz Medeiros de Melo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60154

Palavras-chave:

História. Memória. Currículo. Política de Inclusão Social. Educação Integral.

Resumo

Este artigo apresenta uma etapa do desenvolvimento de pesquisa-ação em andamento no contexto do ProfEPT/Ifal que objetiva investigar o lugar da memória quilombola na memória coletiva e no currículo oficial dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) e, então, produzir um documentário audiovisual como recurso didático que amplie o âmbito da educação integral. A etapa em análise é o diagnóstico preliminar da pesquisa-ação, que manifesta a percepção dos docentes do Instituto Federal de Alagoas acerca dos limites e das possibilidades para a inclusão do debate sobre história e memória quilombola no EMI. Trata-se de um estudo que se filia metodologicamente à abordagem qualitativa, com aporte no método da pesquisa-ação e revisão bibliográfica. Assim, coletamos os dados por meio de questionários semiestruturados, aplicados a 28 docentes de História via plataforma on-line Google Forms, e realizamos pesquisa bibliográfica que nos permitiu discutir a relação entre currículo e memória enquanto caminho para o aperfeiçoamento da educação integral e ressignificação do lugar ocupado pelas comunidades afro-brasileiras nas práticas educativas do EMI. Concluímos que a proposta de um documentário audiovisual, como Produto Educacional, contribui para a inclusão da temática quilombola no currículo, valoriza a história e a memória afro-brasileiras e colabora com a desnaturalização do preconceito.

Biografia do Autor

Diego dos Santos Alves, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Licenciado em História pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Atuou como Assistente em Administração (2009-2017) no Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro, coordenando, ainda, por dois anos o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Atuou, ainda, como Técnico em Assuntos Educacionais (2017-2019) no Instituto Federal de Alagoas - Campus Santana do Ipanema. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Alagoas. Atualmente é Professor EBTT no Instituto Federal de Alagoas - Campus Santana do Ipanema.

Beatriz Medeiros de Melo, Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Viçosa

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, com tese defendida sobre reprodução social e resistência camponesa. A tese recebeu o prêmio José Gomes da Silva de Melhor Tese de Doutorado em Sociologia Rural pela SOBER no ano de 2013. Estágio de doutorado sanduíche no Instituto de Investigaciones Sociales de la UNAM, com supervisão de Hubert C. de Grammont. Mestre em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente, com dissertação defendida sobre a migração e trabalho rural. Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus Araraquara, quando participou como bolsista de iniciação científica de pesquisas acerca das temáticas do trabalho rural, migrações e reforma agrária. Experiência de docência no Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional, Ensino Superior, Ensino Médio, Ensino a Distância e Ensino Profissionalizante, e experiência de investigação no CNPq, FAPESP, FAPEAL, FUNDAP e IFAL. Realizou pesquisa de pós-doutoramento (PPG de Sociologia da UFSCar) envolvendo a temática da moralidade e dos sentimentos na mobilização das estratégias de reprodução do campesinato. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Viçosa, lecionando no Ensino Médio Integrado ao Técnico, em cursos de graduação e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologia (nacional, em rede). É docente do Mestrado Acadêmico em Sociologia da UFAL. Integra o Grupo TRAMA/UFScar (Terra, Trabalho, Memória e Migração), o grupo Ruralidades, Ambiente e Sociedade (UFSCar) o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica - GEPEPT. 

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

ALVES, Diego dos Santos; MEDEIROS DE MELO, Beatriz. Currículo, memória e imagem:: olhares docentes para o ensino da História Quilombola no Ensino Médio Integrado. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 303–326, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60154. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60154. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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