Constituição identitária do professor do ensino técnico de nível médio

Autores

  • Viviane Cardoso Cunha de Lima Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60205

Palavras-chave:

Identidade profissional. Ensino técnico. Professor de educação tecnológica

Resumo

Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada com professores de ensino técnico nível médio que atuam em escolas do Centro Paula Souza, no estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujos dados foram produzidos com entrevistas narrativas feitas com cinco docentes (três do sexo masculino e duas do feminino), de diferentes unidades escolares. Objetiva-se, neste texto, buscar indícios da constituição da identidade desse profissional a partir da experiência vivida e percebida por ele na prática docente. Desses cinco docentes, dois eras licenciados, os demais tiveram formação técnica e não tinham intenção de ser professores. No entanto, ao ingressarem na rede de ensino foram se identificando com a profissão dadas as boas condições de trabalho docente; eles se sentem valorizados na instituição. Eles se constituíram professores no exercício da profissão docente e constroem a identidade profissional nas relações interpessoais com alunos e colegas. O ambiente institucional favorece a realização de trabalhos coletivos e os professores se sentem com status por participar da rede.

Biografia do Autor

Viviane Cardoso Cunha de Lima, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Atualmente a pesquisadora é professora de ensino médio técnico convocada para representar o Centro Paula Souza junto à Comissão de Execução de Desenvolvimento, de que trata o Decreto 60.089/2014 que dispõe sobre a implementação do sistema de gestão integrada de recursos humanos e de folha de pagamento-Gestão Integrada RH-Folh@ da Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3622-6223

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e ao curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, prática pedagógica e narrativas (auto)biográficas. Atua em cursos de extensão voltados à formação docente e ao desenvolvimento curricular em matemática. Realizou estágio de pós-doutoramento junto ao PPGE da UFRN no campo dos estudos biográficos, sob supervisão da Profa. Dra. Maria da Conceição Passeggi. É editora da Revista Horizontes. É pesquisadora produtividade/CNPq, nível 2. É líder dos grupos de pesquisa: Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) e Histórias de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM).

https://orcid.org/0000-0001-6724-2125

Referências

BOLÍVAR, Antonio. La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Málaga: Ediciones Aljibe, 2006.

BRUNET, Luc. Clima de trabalho e eficácia da escola. In: NÓVOA, António (org.). Organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 125-126.

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 81-95.

DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 351-367, maio/ago. 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Implicações de ser no mundo e responder aos desafios que a educação nos apresenta. In: ______. Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 95-106.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Tradução: Albino Pozzer. Coordenação: Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (ed.). Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução: Pedrinho A. Guareschi. 4. ed. Petrópolis: 2005. p. 90-113.

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa em formação docente, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8. Acesso em: 15 nov. 2019.

SANTOS, Clara. A construção social do conceito de identidade profissional. Revista Interacções, Santarém, n. 8, p. 123-144, 2005.

SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Decreto-Lei de 06 de outubro de 1969. Cria, como entidade autárquica, o Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo e dá providências correlatas. São Paulo: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, [20--]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto.lei/1969/decreto.lei-0-06.10.1969.html. Acesso em: 3 maio 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humana. Tradução: João Batissta Kreuch. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXI, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

LIMA, Viviane Cardoso Cunha de; NACARATO, Adair Mendes. Constituição identitária do professor do ensino técnico de nível médio . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 297–317, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.60205. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60205. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.