Educação e trabalho na percepção de estudantes do Curso de Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste:
aproximações, diagnósticos e desafios.
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60570Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica., Trabalho., Práxis., Curso de agronomia.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que foi realizada com o objetivo de identificar a percepção dos alunos do 8º período do curso de Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de São Miguel do Oeste, quanto à educação e o mundo do trabalho. As discussões estão alicerçadas principalmente nas produções teóricas de autores de referência na temática “educação e trabalho”: Dermeval Saviani, na questão do princípio educativo do trabalho, Ricardo Antunes, quanto aos sentidos dados ao trabalho no mundo contemporâneo, e Sérgio Lessa, sobre as realizações humanas mediante o trabalho. Assim, o texto contempla considerações sobre: os desafios contemporâneos do mundo do trabalho, os impactos da educação na vida profissional dos educandos e a análise das reflexões acerca dos conceitos de trabalho como princípio educativo. As percepções dos alunos foram discutidas com base em duas categorias principais: o perfil dos estudantes do referido curso e a relação que estabelecem entre a educação e o mundo do trabalho. O estudo trás elementos que contribuem para repensar a práxis educativa e seu compromisso com a formação dos trabalhadores, no sentido da reflexão apresentada sobre o conceito de trabalho como princípio político-educativo numa perspectiva emancipadora do ser humano.
Referências
ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 87, p. 335-351, mai./ago. 2004. Disponível em <https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/132>. Acesso em 22 ago. 2020.
ARROYO, Miguel. Trabalho – educação e teoria pedagógica. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 12ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2013.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, p. 1-20, 2005. Disponível em <https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122>. Acesso em 17 abr. 2020.
CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 13ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o Ensino Médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação omnilateral. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel; ALENTEJANO, Paulo.; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.) Dicionário da educação do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
GUEBUR, Josimara Adriana; SANTOS, Juliana Caroline; MELO, Maria Carolina de Lara; KONDO, Petrine Ariana de Souza; LOZZA, Silvia Iun. A contribuição do uso das tecnologias para o processo de aprendizagem nos anos iniciais. 2016. Disponível em <https://memorialtcccadernograduacao.fae.edu/cadernotcc/article/download/153/54>. Acesso em 12 dez. 2019.
IFSC. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2015-2019. Disponível em <http://pdi.ifsc.edu.br/download/facao-download-do-pdi-2015-2019/>. Acesso em 16 mar. 2020.
KUENZER, Acácia Zeneida. Ensino de 2º grau – o trabalho como princípio educativo. 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LESSA, Sérgio. Mundo dos Homens: trabalho e ser social. 3ª ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 19r. São Paulo: Cortez, 2003.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
MASSETO, Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do Professor Universitário. 2ª Ed. São Paulo: Summus, 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley; SAN’ANNA, Ronaldo. Introdução: Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia. In.: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia (PPC). Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, 2017.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. 2007, vol.12, n.34, pp.152-165. <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000100012>. Acesso em 16 jun. 2020.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
SAVIANI, Dermeval. Educação em diálogo. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SILVA, Mariléia Maria da. Formar para o mercado de trabalho: a retórica da competência e competitividade nos cursos de graduação. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro (RJ), v.34, n.2 , p. 45-55, maio 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).