Reconstrução histórica do Curso Técnico em Metalurgia do IFMG - Campus Ouro Preto:

valorização histórica do curso e do protagonismo de docentes e egressos por meio de memórias

Autores

  • Carla Cristina Vicente IFMG Campus Ouro Preto
  • Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Manhuaçu

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60768

Palavras-chave:

Educação profissional. Memória. Motivação. Protagonismo

Resumo

Objetiva-se com este trabalho apresentar o resgaste histórico do Curso Técnico em Metalurgia do IFMG – Campus Ouro Preto, por meio das lembranças de egressos e docentes, de modo a fomentar a importância do curso e o protagonismo dos sujeitos que contribuíram para a sua construção. Tomar a vivência do outro como instrumento motivacional contribui para o fortalecimento do protagonismo dos seus agentes; a ressignificação de conquistas e limites; e o reafirmar da identidade e pertencimento grupal dos sujeitos. Para a construção da pesquisa foram utilizadas entrevistas semi estruturadas com professores que ministraram no curso na sua forma integrada ao ensino médio e egressos de diferentes épocas que relataram, aliado a imagens do acervo pessoal, lembranças positivas vivenciadas no curso. Observou-se que as experiências vividas foram significativas para os participantes contribuindo para a formação de uma memória grupal que, aliada aos desejos individuais, colaboram para contínua construção do curso, além de destacada importância na vida dos sujeitos participantes da pesquisa.

Biografia do Autor

Carla Cristina Vicente, IFMG Campus Ouro Preto

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação de Minas Gerais (2013). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSudeste de Minas - Campus Rio Pomba (2019) - ProfEPT. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no IFMG- Campus Ouro Preto (2011). Experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Memórias na Educação Profissional e Tecnológica.

Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira, IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Manhuaçu

Possui graduação em Química (Bacharelado e Licenciatura) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, com experiência em métodos analíticos aplicados a determinação das propriedades físicas e químicas de produtos vegetais. Possui Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Propriedades Termodinâmicas e Reológicas de Soluções Poliméricas, e hoje é Professora no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Manhuaçu.

Referências

BAGNO, Silvana; SILVA, Sérgio Luiz Pereira; PINTO, Diana Souza. Memórias, identidades e pertencimento de um grupo de moradores da comunidade do Fallet, bairro de Santa Teresa, cidade do Rio de Janeiro. Revista Perspectivas do Desenvolvimento: um enfoque multidimensional, v. 02, n. 3, 2014.

BONI, Paulo César; HOFFMAN, Maria Luisa. Guardião de Imagens: “memórias fotográficas” e a relação de pertencimento de um pioneiro com Londrina. Revista Em Questão, v.17, n. 2, p. 147-164, 2011.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4127 de 25 de fevereiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4127-25-fevereiro-1942-414123-publicacaooriginal-1-pe.html.Acesso em 02.nov.2017.

BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de educação profissional, Científica e tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 22.nov.2017.

BRASIL. Lei nº 3352 de 16 de fevereiro de 1959. Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L3552.htm.Acesso 22. nov.2017.

BRASIL. Decreto nº 5154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm . Acesso em 22.nov.2017.

BRASIL. Decreto nº 2208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36
e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm> Acesso em22.nov.2017.

BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf.Acesso em 22.nov.2017.

BRASIL. Lei 8948 de 08 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Disponível emhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8948.htm#:~:text=lei%20no%208.948%2c%20de%208%20de%20dezembro%20de%201994Acesso em 22. nov. 2017

BONFIM, Cristiani Hembecker; SILVA, Luciana de Sousa Alves da;SILVA, Rita de Cássia Gomes da; PEREIRA, Álvaro Itaúna Schalcher; RIBEIRO, Francisco Adelton Alves. 31 O Ensino Médio Integrado no contexto dos Institutos Federais de Educação: um mapeamento sistemático. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 31- 55, 2019. Disponível em http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196/pdf Acesso em 28.ago.2010

CARVALHO, José Murilo de. A escola de Minas de Ouro Preto: o peso da glória. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, 196 p.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio et al. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Editora Cortez, 2005, 175 p.

CIAVATTA, Maria. O Mundo do Trabalho em Imagens: Memória, História e Fotografia. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 12, n. 1, p. 33-46, 2012.

D’ALESSIO. Márcia Mansor. Memória: leituras de M. Halbwachs e P. Nora. Revista Brasileira de História, v.13, n. 25/26, p. 97-103, 1993.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2013.

IFMG. Resolução nº 01 de 19 de junho de 2009. Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Metalurgia. Belo Horizonte, 2009.

MACHADO, Arthur Versiani. Uma panorâmica sobre a história do IFMG – Campus Ouro Preto. In: SILVA, Fabiano Gomes da. (Org.) O ensino técnico entre imagens e memórias institucionais: história, contextos e identidades do IFMG - Campus Ouro Preto (1944-2014). Ouro Preto: Instituto Federal de Minas Gerais, 2015, 172 p.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. Disponível em http://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf Acesso em 02.maio.2018

RIOS, João Bosco. A Escola Técnica Federal de Ouro Preto: um microcosmo da vida social e cultural da cidade. Dissertação. Mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais, UEMG, Belo Horizonte, 2010.

RIOS, João Bosco. IFMG – Campus Ouro Preto e a cidade: pontos de confluência. In: SILVA, Fabiano Gomes da. (Org.). O ensino técnico entre imagens e memórias intitucionais: história, contextos e identidades do IFMG - Campus Ouro Preto (1944-2014). Ouro Preto: Instituto Federal de Minas Gerais, 2015, 172 p.

RIOS, Diogo Franco. Memórias de ex-alunos do Colégio de Aplicação da Bahia: contribuições para a História da Educação Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 56, p. 1223 - 1243, 2016.

SOUSA, Tássia Pinheiro de Sousa; SALES, Francisco José Lima. As políticas de Educação Profissional no Brasil e a qualificação dos trabalhadores. Revista Labor, v. 1, n. 21, p. 98-118, 2019. Disponível em http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/39716 Acesso em 28.ago.2020

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

VICENTE, Carla Cristina; OLIVEIRA, Ana Paula Lelis Rodrigues de. Reconstrução histórica do Curso Técnico em Metalurgia do IFMG - Campus Ouro Preto:: valorização histórica do curso e do protagonismo de docentes e egressos por meio de memórias. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 582–603, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60768. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60768. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.