Apresentação: Memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Vantoir Roberto Brancher Instituto Federal Farroupilha - IFFar
Palavras-chave: trabalho e educação, educação profissional

Resumo

Os 21 artigos desse segundo número do dossiê Memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica apresenta, como no primeiro, uma diversidade de temas e de filiações institucionais dos seus autores, abrangendo as 5 regiões brasileiras. Destacamos também a participação desses autores em vários Programas de Pós-Graduação stricto sensu na condição de docentes e de discentes.

Por fim, gostaríamos de registrar que essas produções se deram num contexto de pandemia, momento em que ficamos (e ainda estamos) vulneráveis física e psicologicamente a esse problema de saúde pública, mas, mesmo assim, resistimos, produzimos, ensinamos, aprendemos, trocando saberes...

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Possui graduação em História (UFPB) e doutorado em Educação (UFRN) e Pós-doutorado em Educação (UFF), sob a supervisão da Profa Dra. Maria Ciavatta. É professor titular do IFRN, Campus de Mossoró, e líder do Grupo de Estudos em Ensino e Práticas Educativas (GENPE/IFRN) É professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), Polo IFRN/Mossoró e do Programa de Pós-graduação em Educação (IFRN/Natal). Desenvolve pesquisas nas áreas de História oral e memória, história de vida e autoformação, Educação Profissional, saberes docentes, formação e desenvolvimento docente, história da educação, ensino de História.

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Possui Graduação em Pedagogia (1999), Especialização em Educação Especial, AH/SD (2008), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM, realizou o Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2011). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, atuando em cursos de Licenciatura e Pós-Graduação em Educação Profissional - ProfEPT.

Referências

não há
Publicado
2020-12-21
Como Citar
SOUZA, F. DAS C. S.; BRANCHER, V. R. Apresentação: Memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Labor, v. 2, n. 24, p. 8-9, 21 dez. 2020.
Seção
Nota do Editor

Artigos do(s) mesmo(s) autor(es) mais lidos