Abandono escolar na Educação Profissional e Tecnológica
ideologias, concepções, tensões e disputas que o envolve
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.72021Palavras-chave:
Abandono escolar, Educação profissional, Concepções, IdeologiaResumo
O abandono escolar é um fenômeno complexo historicamente presente na educação brasileira, que envolve múltiplos fatores, inter-relacionando dialeticamente questões sociais, econômicas, políticas e culturais, que, em tempos de crises como a da atual pandemia, tem afetado ainda mais os alunos com maior vulnerabilidade social. Refletir sobre as concepções e ideologias que permeiam e representam o abandono escolar na educação, em particular na educação profissional e tecnológica, bem como analisar os seus efeitos sobre as possibilidades de uma educação emancipadora, que supere a sua reprodução, assume, assim, um caráter imperativo. Visando aprofundar as reflexões a respeito da questão, procurou-se estabelecer diálogo entre autores que se debruçam sobre a temática, como Dubet, Fornari, Fritsch, Canário, dentre outros, com aqueles que debatem sobre educação profissional como Ciavatta, Frigotto, Ramos, envolvendo também outros estudiosos que evidenciam as questões da educação a partir de uma perspectiva crítica. Como resultado evidenciou-se um projeto em disputa no âmbito de instituições de educação profissional no qual o abandono escolar serve e reforça um projeto de sociedade capitalista, intensificado em tempos de crises, como a da atual pandemia, e baseado em princípios como a meritocracia, individualização e culpabilização de seus sujeitos. Os estudos e pesquisas apontaram a necessidade de compreender a complexa totalidade que envolve o fenômeno para propor e desenvolver ações em defesa de uma educação com perspectiva crítica voltada para emancipação humana, como expectativa de sua superação.
Referências
COELHO. Alexsandra Joelma Dal Pizzol. Permanência e Abandono escolar: um estudo sobre Instituições Federais de Joinville e Jaraguá do Sul. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. PPGTE/UTFPR, Curitiba, 2014.
XXX, 2019:
ZANIN, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho. Abandono e Permanência Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: olhares de trabalhadores da educação do Instituto Federal de Santa Catarina. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PPGTE/UTFPR, Curitiba, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).