Educação e Violência:

reflexões sobre homicídios, abandono escolar e vulnerabilidade juvenil em Fortaleza, Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72038

Palavras-chave:

Educação. Jovens. Violência. Homicídios. Vulnerabilidades

Resumo

Em meio à penetração de coletivos criminais, as chamadas “facções”, nos bairros populares da capital cearense, neste artigo buscaremos explorar as possíveis conexões entre abandono escolar e experiências de vulnerabilidade aos homicídios de jovens nesses espaços da cidade. As reflexões são traçadas a partir de um estudo bibliográfico intercalado com observações e trechos dos diários de campo dos pesquisadores a partir de suas experiências no Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA). Os dados apresentados demonstram que as principais vítimas de homicídios são jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, do sexo masculino, negros e com baixa escolaridade. Observamos que, embora a educação seja um direito social garantido por lei, ela ainda não se efetiva concretamente para todos os sujeitos, de modo que aqueles mais vulneráveis enfrentam uma série de obstáculos, que envolvem desde as dificuldades para conseguir uma vaga na rede escolar até a proibição de frequentar o estabelecimento educacional, devido à localização do mesmo em territórios dominados por “facções rivais”, que os levam muitas vezes ao abandono escolar antes da conclusão da educação básica. Sob essa ótica, a educação tem o potencial de agir como um fator protetivo da vida dos adolescentes, sendo um caminho viável no processo de enfrentamento e prevenção da criminalidade, em particular, os homicídios entre os jovens. 

Biografia do Autor

Clodomir Cordeiro de Matos Júnior, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Bernardo, MA. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre as Cidades (CITADINOS-UFMA). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS/USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (PPGS/UFC). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

João Pedro de Santiago Neto, Universidade Federal do Ceará

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2014). Possui graduação em Ciências Socais pela Universidade Federal do Ceará (2011). No ensino superior, lecionou na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou de pesquisas sobre: o perfil dos usuários de crack no Brasil; discriminação racial em Fortaleza; população em situação de rua e consumo de álcool, crack e outras drogas; homicídios de crianças e adolescentes no Ceará; jovens envolvidos no mercado de drogas e conflitos armados. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e dos Conflitos e Sociologia da Saúde, desenvolvendo pesquisas sobre as temáticas da juventude, criminalidade, drogas, saúde e cidades.

Ana Paula Neves Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC/UFRGS).

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

MATOS JÚNIOR, Clodomir Cordeiro de; SANTIAGO NETO, João Pedro de; LOPES, Ana Paula Neves. Educação e Violência:: reflexões sobre homicídios, abandono escolar e vulnerabilidade juvenil em Fortaleza, Ceará . Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 150–169, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.72038. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72038. Acesso em: 21 nov. 2024.

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