O ensino de biologia na educação de jovens e adultos:

um breve estudo sobre a sua produção acadêmica

Autores

  • Luciana Medeiros Bertini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN https://orcid.org/0000-0003-0208-2233
  • Luana Rayanny Gomes de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i29.72322

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Biologia, Estado da Arte

Resumo

A educação brasileira é marcada por sucessivas lutas no que tange o combate ao analfabetismo. Com o surgimento de movimentos escolares, ao longo de décadas, bem como o surgimento de documentos oficiais, fica notório a importância da alfabetização de Jovens e Adultos até os dias atuais. Neste artigo, apresentamos um mapeamento da produção acadêmica acerca do ensino de Ciências/Biologia direcionada a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um Estado da Arte, cuja metodologia constou na consulta de artigos e dissertações no Portal de Periódicos da CAPES. O recorte temporal foi o período de 2000 a 2019. Nestes 20 anos, foram localizados um total de 21 produções acadêmicas, no qual 18 são artigos científicos, 02 são dissertações e 01 se destaca como texto apresentado para uma banca de qualificação de um mestrando. Foi realizada uma análise detalhada dos artigos e dissertações, levando em consideração a evolução acadêmica no decorrer dos 20 anos, as revistas de publicação em destaque, as instituições que publicaram artigos na área em questão, os autores das referidas publicações, as áreas temáticas dos trabalhos, bem como a visão dos autores acerca da modalidade EJA, e as metodologias empregadas. Nos artigos analisados, destaca-se a importância dos conhecimentos prévios dos alunos. Fica claro a necessidade de mais publicações na modalidade EJA, bem como na abordagem dos conhecimentos da disciplina Ciências/Biologia em especial em determinadas regiões do país.  

Biografia do Autor

Luciana Medeiros Bertini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará (2013). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi, do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ). Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN).

Luana Rayanny Gomes de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Tem experiência na área de Biologia Geral. Atuou como bolsista do programa PIBID durante os anos de 2013-2017.

Referências

ÁVILA, Leticia Gomes de. Soluções: uma proposta de ensino contextualizada para alunos de EJA. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Química, Instituto de Quimica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011
BATAGLIN, Tatiane Paula Casagrande. Perspectivas do ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos–EJA. 2015.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2° grau. Casa Civil: Brasília, 1971
_________ LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Casa Civil . Brasília: MEC, 1996.
COLETI, Laura Maria Baron. Do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) aos Programas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) atuais: evolução ou manutenção das práticas pedagógicas. Marília: UNESP, 2012.
COSTA, Clarice Gomes. Desafios da EJA em face das transformações do trabalho. Revista Lugares de Educação, v. 3, n. 6, p. 90-103, 2013.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Vinte Anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Jornal de Políticas Educacionais, v. 10, n. 20, 2017.
FERREIRA, André Luís de Souza; BETTIOL, Flavia Karolina Pereira Barreto; CERQUEIRA, Lenicy Lucas de Miranda. Despertando o olhar científico no Ensino de Biologia para Jovens e Adultos (EJA). Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v.8, n.17, p.159-11, 2015.
FRANZOI, Naira Lisboa et al. Escola, Saberes e Trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul. Educação & Realidade, v. 35, n. 1, p. 167-186, 2010.
MACHADO, Maria Margarida. Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. Retratos da Escola, v. 2, n. 2/3, p. 161-174, 2008.
MARTINS, Éder; GUERRA, Tiago Cavalcanti. Mobral, tecnocratas e educadores: trajetos de uma experiência de alfabetização no Brasil. Revista Cantareira, São Paulo n. 29, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
ROCHA, Everton Antinolfi. O Currículo de Biologia na Educação de Jovens e Adultos. 2010. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Ciencias Biologicas, Instituto de Biociencias, Universidade Federal do Rio Grand do Sul, Porto Alegre. 2010.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo" estado da arte" em educação. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
RUBIO, Eduardo Medina. FREIRE: consciência e libertação (a pedagogia perigosa). Revista da Faculdade de Educação, v.23, n.1/2, p.25-28, 1997.
SANTOS, Irene da Silva Fonseca; PRESTES, Reulcinéia Isabel; VALE, Antonio Marques. Brasil, 1930-1961: Escola Nova, LDB e disputa entre escola pública e escola Privada. Histerder, n.22, p.131 –149, 2006.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

BERTINI, Luciana Medeiros; OLIVEIRA, Luana Rayanny Gomes de. O ensino de biologia na educação de jovens e adultos: : um breve estudo sobre a sua produção acadêmica. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 29, p. 59–70, 2024. DOI: 10.29148/labor.v1i29.72322. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72322. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.