Entrevista Concedida por Rosemary Dore Heijmans – Do “pulo da rã” ao enfrentamento da evasão escolar
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.77915Palavras-chave:
Evasão escolar. Educação profissional e tecnológica. Formação de técnicos.Resumo
Este artigo resultou da entrevista concedida pela professora e pesquisadora Rosemary Dore Heijmans, em Cabedelo, no estado da Paraíba. A interlocução foi planejada e realizada com a intencionalidade de compor o registro histórico da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE); preparação de conteúdo temático para o VII Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar e para o V Workshop de Educação Profissional e Evasão Escolar que serão sediados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) em novembro de 2022; bem como propiciar reflexões e debates a partir dos depoimentos da pesquisadora, que é referência no que tange à evasão escolar na educação profissional e tecnológica. A entrevista, organizada de forma semiestruturada permitiu uma aproximação outra com a professora e pesquisadora Rosemary, partindo de sua participação no movimento estudantil secundarista em plena ditadura militar, sua experiência familiar com relação à situação da indústria regional frente ao protecionismo, proporcionado as indústrias multinacionais estrangeiras; a vivência como estudante na escola religiosa particular, seguida da sua inserção no ensino público; a relação da pesquisa de orientação gramsciana sobre o ensino técnico e profissionalizante com a evasão escolar; bem como o trabalho de articulação e criação da ABAPEVE. O diálogo que resultou nesta escrita é parcial. Foi realizado um recorte sem a pretensão de apresentar a totalidade do sujeito em destaque.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).