Construindo Pontes e Diálogos:

Diversidade na Produção do Conhecimento no Trabalho em Odontologia no contexto da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.78716

Palavras-chave:

Diversidade. Trabalho. Saúde. Odontologia. COVID-19.

Resumo

Este texto problematiza resultados parciais de recente investigação com base em uma revisão crítica documental referente à produção cientifica nacional de programas de pós-graduação em Odontologia de 2018-2021, disposta no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi estabelecida uma interlocução entre as Ciências Humanas, Educação, e Saúde no campo da Odontologia área fundada nas Ciências Naturais. A produção científica brasileira no campo da Odontologia, historicamente, tem trabalhado numa visão cartesiana, com um conceito universal de homem construído na cultura, e a categoria sexo como dispositivo de hierarquização dentro de uma divisão binária e heterossexual hegemônica, cuja neutralidade tem sido questionada na literatura científica da saúde. A abordagem da diversidade em uma perspectiva interseccional (marcadores gênero, classe, etnicidade/raça idade/geração e orientação sexual outros), ainda não atinge a prática concreta de dentistas. Há muito ainda o que fazer em todos esses espaços mesmo se consideradas as limitações do estudo que teve como base documental e bibliográfica exclusiva, o banco de dissertações e teses da CAPES.

Biografia do Autor

Karina Santana Cruz, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui Graduação em Odontologia na Universidade Federal de Sergipe UFS (1990-1994), Aperfeiçoamento em Ortodontia na ACOPEN-Bauru/SP (1995-1997), Especialização em Ortodontia na Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB-USP (1997-1999), Mestrado em Ortodontia na FOB-USP (1998-2000), Doutorado em Ortodontia na FOB-USP (2001-2004), Residência em Harmonização Orofacial - Smile Cursos - Recife/PE (2019), Habilitação em Laserterapia e Led - APCD - Ribeirão Preto-SP (2019); Certificação em Invisalign-Curso Master em Alinhadores pelo Instituto Eduardo Prado Brasil (2021-2022). Fez parte do Corpo Docente do Curso de Especialização em Ortodontia da Associação Brasileira de Odontologia - ABO-SE (2001-2018), Ex-Coordenadora do Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Ortodontia da ABO-SE (2010-2018); Ex-professora Substituta de Ortodontia da Graduação da UFS (2003-2004), Ex-professora Voluntária de Ortodontia da Graduação da UFS (2005-2006). Ex-Professora Convidada do Curso de Pós-Graduação em Ortodontia do Prado Institute (Lisboa e Porto, Portugal-2000); Participa como professora do Corpo Docente do Curso de Especialização em Ortodontia da UNIT-SE (desde 2008 - ...), Ex-Presidente da Associação Brasileira de Ortodontia, Secção Sergipe - ABOR-SE (2016-2021); Ex-Diretora Científica da ABOR-SE (2014-2015), Ex-Diretora de Comunicação da ABOR-SE (2012-2013), Ex-Secretária Geral da ABOR-SE (2010-2011); Ex-Diretora Científica da ABOR-SE (2008-2009), Ex-Tesoureira da ABOR-SE (2006-2007), Sócia-Administradora da CLINOSE - Centro de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços Médico-Odontológico LTDA desde 2001. Pertence aos Conselhos Científicos das Revistas SPO - Ortodontia (desde 2008); Orthodontic Science and Practice (desde 2009); da Revista Simmetria (desde 2019). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico preventivo, interceptativo e corretivo, mecânica ortodôntica, laserterapia, harmonização facial na correção de assimetrias faciais, tratamento ortodôntico assimétrico, além do tratamento combinado ortodôntico-cirúrgico.

Maria Helena Santana Cruz, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-Doutora em Sociologia da Educação pela UFS. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Psicologia; Especialista em Modelos de Práticas nos Campos de Aplicação do Serviço Social; Especialista em Ciências Sociais. Atualmente é Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação nos cursos de Mestrado e Doutorado (PPGED), e no curso de Mestrado em Serviço Social (PROSS) da UFS. Foi Coordenadora (2003-2005) e vice Coordenadora (2001-2003) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Exerceu a função de Coordenadora Executiva da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero (REDOR), organizou o XI e o XIX Encontros dessa Rede realizados na UFS, em São Cristóvão, nos anos de 2002 e 2016, respectivamente, contribuindo para a consolidação do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero (NEPIMG). Líder do Grupo do Diretório de Pesquisa certificado pelo CNPq: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero. Foi Coordenadora, em diversas gestões, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero (NEPIMG) da UFS, integrado à REDOR. Foi Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Sergipe (1990/1992) e Secretária Adjunta (1978/1990) da SBPC/Seccional Sergipe. Foi membro da Comissão Técnica da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC). Integra o Comitê ad hoc do Programa Pró-Equidade de Gênero da Subsecretaria de Articulação Institucional da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República (PR). Atuou como Conselheira, representante da UFS e do NEPIMG, no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) na gestão de 2016 a 2020. Publicou, entre outros, os seguintes livros: Educação e Igualdade de Gênero; Gênero e Governabilidade; Gênero e Trabalho: Diversidades de Experiências em Educação e Comunidades Tradicionais; Mapeando Diferenças de Gênero no Ensino Superior da Universidade Federal de Sergipe; Educação Feminina: Memórias e trajetórias de alunas do Colégio Sagrado Coração de Jesus em Estância-Sergipe (1959-1970); Pluralidade de Saberes e Territórios de Pesquisa em Educação sob Múltiplos Olhares dos Sujeitos Investigadores; Múltiplos Enfoques e Espaços Plurais da Pesquisa no Campo da Educação; Trabalho, Gênero, Tradição e Modernidade; Feminismo, Desenvolvimento e Direitos Humanos; além de inúmeros capítulos e artigos em periódicos científicos nas áreas de Educação, Ciências Sociais, Gênero, Violências. Membro do Conselho Editorial e do Conselho Científico de várias revistas científicas. Tem experiência de pesquisa na área de Educação e Ciências Sociais, com ênfase nos seguintes temas: trabalho, formação de professoras/es, gênero, diversidade, políticas sociais, movimentos sociais, violência, idade e geração.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

CRUZ, Karina Santana; CRUZ, Maria Helena Santana. Construindo Pontes e Diálogos: : Diversidade na Produção do Conhecimento no Trabalho em Odontologia no contexto da COVID-19. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 295–317, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.78716. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/78716. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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