Schools and Teachers at a Hot Seat:
far right and the escola sem partido movement
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i22.44040Keywords:
School without party, Conservative education, Repression, Freedom of speech, Human rightsAbstract
The Programa Escola Sem Partido (ESP) have brought forth academic discussions and gained notoriety on the media. This article intends to comprehend what are the pretenses and the consequences of the ESP and was based on a bibliographic research and on media material that approach the referred program. Towards what was studied, we noticed that the principles of an education based on the human formation, go against the ESP's ideology, which has a technical character, in other words, it does not allow the critical reflection of the students about their realities. Thus, we understand that the idea of the ESP are extremely conservative and are guided on the far right expansion. Therefore, the discussion of this problematic, that promotes conflicts on the social and educational field, it is crucial for the school to become a space for a liberating learning.
References
BRASIL. Câmara dos Deputados. PL 867/2015: Projeto de Lei. [2015]. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668. Acesso em: 5 dez. 2019.
BRASIL. Câmara dos Deputados. PL 7.180/2014: Projeto de Lei. [2014]. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=606722. Acesso em: 5 dez. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 5 dez. 2019.
CALGARO, F. Rodrigo Maia recria comissão para discutir projeto Escola Sem Partido. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/12/05/rodrigo-maia-recria-comissao-para-discutir-projeto-escola-sem-partido.ghtml. Acesso em: 5 dez. 2019.
ESCOLA SEM PARTIDO (Brasília, DF). Estatuto Escola Sem Partido. [2015]. Disponível em: http://escolasempartido.org/wp-content/uploads/2019/10/Estatuto-ESP-atualizado.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019.
ESCOLA SEM PARTIDO. Disponível em: http://www.escolasempartido.org/. Acesso em: 2 dez. 2019.
ESPINOSA, B. R. S.; QUEIROZ, C. B. F. Breve análise sobre as redes do Escola Sem Partido. In: FRIGOTTO, G. Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. p. 49-61
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FRIGOTTO, G. A gênese das teses do Escola “sem” Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, G. Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. p. 17-34.
FRIGOTTO, G. “Escola Sem Partido”: imposição da mordaça aos educadores. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 19, p. 11-13, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/24722. Acesso em: 27 dez. 2019.
OLIVEIRA, E. G. A “personalidade vigorosamente formada”, em Gramsci, e obstáculos no âmbito do ensino médio. Holos, Natal, v. 6, p. 178-187, 2016.
“O PROFESSOR da minha filha comparou Che Guevara a São Francisco de Assis”. São Paulo, 25 jun. 2016. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/23/politica/1466654550_367696.html. Acesso em: 2 dez. 2019.
PENNA, F. O Escola sem Partido como chave de leitura do fenômeno educacional. In: FRIGOTTO, G. (org.). Escola “Sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP, 2017. p. 35-48
RATIER, R. 14 Perguntas Sobre o “Escola Sem Partido”. In: A ideologia do Movimento Escola Sem Partido. Ação Educativa (org). São Paulo: Ação Educativa, 2016, p. 30-41.
RAMOS, M. Escola Sem Partido: A criminalização do trabalho pedagógico. In: FRIGOTTO, G. (org.). Escola “Sem” Partido: Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP, 2017. p. 75-86.
RAMOS, M. S.; SANTORO, A. C. S. Pensamento freireano em tempos de Escola Sem Partido. Inter Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, 140-158, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/44076 Acesso em: 27 dez. 2019.
SANTOS, D. S. et al. O lugar da Educação Profissional e Tecnológica na Reforma do Ensino Médio em contexto brasileiro: da Lei nº 13.145/2017 à BNCC. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2. 2020.
SANTOS, S. R.; AZEVEDO, M. A. A contrarreforma do ensino médio e os rumos da educação profissional no Brasil. Revista Labor, Fortaleza, n. 20, v. 1, p. 78-95, 2018.
SILVA, R. G. A.; SILVA, N. G. A. Política, poder e totalitarismo: uma análise na perspectiva de Hannah Arendt. Revista Labor, Fortaleza, n. 10, v.1, p. 139-155, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).