Remote teaching and education in pandemic times of the new coronavirus in Brazil
critical approach on the impacts on teaching-learning
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60170Keywords:
Crise pandêmica., Novo coronavírus, Ensino remoto, Precarização do ensino-aprendizagem.Abstract
The article discusses the impacts of remote education on professional and technological education in Brazil in times of crisis and pandemic of COVID19, an infectious disease caused by the new coronavirus (SARS-CoV-2) that has victimized thousands of workers worldwide. The pandemic is not the same for everyone, brutally affecting the countries of dependent capitalism, such as Brazil, the current epicenter of the disease, and in this, the most disadvantaged classes, by the absence of an effective state of rights. A final assessment of this impact is not yet possible, since the pandemic has not yet stabilized and remote education may still last, however due to the conditions in which it is being carried out, we infer that it constitutes a fragile and incipient modality, not guaranteeing training and the quality of education. The discussion of this theme, as well as the resistance to the dismantling of rights is urgent, since with the current humanitarian crisis has become more favorable to capital, through the State, to advance on these rights and in particular on public education, implementing mechanisms that impact and compromise critical and quality training.
References
AMARAL, M. S; CARCANHOLO, M. D. superexploração da força de trabalho e transferência de valor: fundamentos da reprodução do capitalismo dependente. In: FERREIRA, C; OSORIO, J; MATHIAS, L. (ORGS.) Padrão de reprodução do capital: contribuições da teoria marxista da dependência. São Paulo: Boitempo, 2012.
ANFIP. Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal. Análise da seguridade social em 2018. Brasília, 2019.
BEHRING, E. Brasil em contrarreforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 95, de 15 de dezembro de 2016. Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc95.htm>. Acesso em: 21 jul. 2020.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 21 jul. 2020.
BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acesso em: 21 jul. 2020.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 21 jul. 2020.
BRASIL. Medida Provisória n.º 934, de 1º de abril de 2020. Brasília. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 21 jul. 2020.
BRASIL. Portaria n.º 345, de 19 de março de 2020. Brasília. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=603&pagina=1&data=19/03/2020&totalArquivos=1>. Acesso em: 21 jul. 2020.
BRASIL. Portaria n.º 934, de 01 de abril de 2020. Brasília. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 21 jul. 2020.
CAMARGO, R, B; MINTO, C. A. Escola sem partido? Uma análise com base na legislação e sob a ótica do financiamento. Universidade e Sociedade, Brasília, N. 61, p. 76-89, jan./2019.
CETIC.BR. INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepções dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil, 2019. Disponível em: <https://cetic.br/pt/noticia/escolas-estao-mais-presentes-nas-redes-sociais-mas-plataformas-de-aprendizagem-a-distancia-sao-pouco-adotadas/>. Acesso em: 21 jul. 2020.
CHAUÍ, M. Mito fundador e sociedade autoritária. 1 ed. Fundação Perseu Abramo, 2000.
CHESNAIS, F. Doze teses sobre a mundialização do capital. In: FERREIRA, C; SCHERER, A. F. O Brasil frente à ditadura do capital financeiro: reflexões e alternativas. Lajeado: UNIVATS, 2005.
CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE. Juventudes e a pandemia do coronavírus, 2020. Disponível em: <https://4fa1d1bc-0675-4684-8ee9-031db9be0aab.filesusr.com/ugd/f0d618_41b201dbab994b44b00aabca41f971bb.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2020.
CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. Portal da Transparência, 2020. Disponível em: <http://www.portaltransparencia.gov.br/despesas>. Acesso em: 21 jul. 2020.
DEMIER, F. Depois do Golpe: a dialética da democracia blindada no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2017.
FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaios de interpretação sociologia. 5 ed. São Paulo: Globo, 2005.
FRANÇA FILHO, A. L; ANTUNES, C. F; COUTO, M. A. C. Alguns apontamentos para uma crítica da EAD na educação brasileira em tempos de pandemia. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 16, p. 16-31, Especial COVID-19, maio 2020.
FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr-jun 2012.
HARVEY, D. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
HARVEY, D. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepções dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2020.
LIMA, D, G; LIMA, R. L. A EC-95/2016 e a educação superior no Brasil: a materialização perversa do Novo Regime Fiscal. Universidade e Sociedade, Brasília, n. 61, p. 46-57, jan./2019.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo, Boitempo, 2013.
MACENO, E. T. Educação reprodução social: a perspectiva da crítica marxista. São Paulo: Instituto Luckács, 2017.
MANDEL, E. A crise do capital: os fatos e sua interpretação marxista. São Paulo: Ensaio, 1990.
MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2011.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Painel Coronavírus, 2020. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 21 jul. 2020.
MODELSKI, D.; GIRAFFA, L. M.M.; CASARTELLI, A. de. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e180201, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v45/1517-9702-ep-45-e180201.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2020.
MOTA, A. E. Cultura da crise e seguridade social. 7 ed. São Paulo, Cortez, 2015.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Coronavirus disease (COVID-19) pandemic, 2020. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019>. Acesso em: 21 jul. 2020.
PRADO JÚNIOR, C. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 23 ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
RIBEIRO, L; DAMASCENO, R; DIAS, R. Mais de 100 mortos e rio poluído: tragédia da Vale em Brumadinho completa uma semana, 2020. Estado de Minas Gerais. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/02/01/interna_gerais,1026763/mais-de-100-mortos-e-poluicao-tragedia-em-brumadinho-completa-uma-sem.shtml>. Acesso em: 21 jul. 2020.
SALVADOR, E. Fundo Público e Seguridade Social no Brasil. São Paulo, Cortez, 2010.
SALVADOR, E. O desmonte do financiamento da seguridade social em contexto de ajuste fiscal. In: Revista Ser Social e Sociedade, São Paulo, n. 130 p. 426-446, set./dez. 2017.
SAMPAIO JR, P. A. Crônica de uma crise anunciada: à crítica a economia política de Lula e Dilma. São Paulo: Amarante Editorial, 2017.
SANTOS, J. S. “Questão Social”: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012.
SOARES, M; CRAVO, A; TATSCH, C. Dados do SUS revelam-vítima padrão de COVID-19 no Brasil: Homem, pobre e negro, 2020. Época. Disponível em: <https://epoca.globo.com/sociedade/dados-do-sus-revelam-vitima-padrao-de-covid-19-no-brasil-homem-pobre-negro-24513414>. Acesso em: 21 jul. 2020.
SOUZA, G; SOARES, M. G. M. Contrarreformas e recuo civilizatório: um breve balanço do governo Temer. SER Social, Brasília, v. 21, n. 44, p. 11-28, jan.-jun. 2019.
VIÑAS, D; DURAN, P; CARVALHO, J. Morrem 40% mais negros que brancos por coronavírus no Brasil, 2020. CNN Brasil. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/06/05/negros-morrem-40-mais-que-brancos-por-coronavirus-no-brasil>. Acesso em: 21 jul. 2020.
VIVELA, P. R. Covid-19: pacientes com plano de saúde têm problemas para fazer teste, 2020. Agência Brasil. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-pacientes-com-plano-de-saude-tem-problemas-para-fazer-teste>. Acesso em: 21 jul. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).