Challenges And Potentials Of Teacher (self ) formation
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60202Keywords:
Formação docente, Saberes, Prática pedagógicaAbstract
This article aims to reflect on the relevance of the teacher to look at himself as a person in constant formative construction, as well as to be aware of his self-formative responsibility, aiming to qualify to follow the paths of teaching and learning guided to professional development. folks. This article aims to discuss in the light of the literature the conception of being a teacher: its potentialities in its (self)formation. As a methodological foundation, it is based on a literature review. We sought through the CAPES portal theses and dissertations that reverberate the theme proposed here. In the theoretical construct is given the importance and social relevance of this debate in order to encourage and lead the critical reflection of the teacher in his commitment to (self)formation, realizing the potentialization of the pedagogical practice of this professional in his daily life in the school environment. We conclude by holding that the (self) teacher training enables the protagonism of the teacher in the sense of allowing for a critical, reflective training and continues not only exhaustive in undergraduate courses, but that this search allows him to go beyond the systematic traditional training.
References
DEMO, P. Desafios modernos da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000a.
DOMINICÉ, P. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EdUFRN; São Paulo, SP: Paulus, 2010. p. 83-95.
FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, PT: Ministério da Saúde, 1988. p. 89-97.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
______. Pedagogia do oprimido. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1978.
GALVANI, P. A autoformação, uma perspectiva transpessoal, transdisciplinar e transcultural. Conferência proferida no II Encontro Catalisador do Cetrans da Escola do Futuro da USP, Guarujá, 8-11 jun. 2000. In: SOMMERMAN, A.; MELLO M. F. de; BARROS, V. M. de (Org.). Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: Triom, 2002.
GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Tradução de Isabel Narciso. Porto, PT: Porto,1999.
______. A formação de professores: centro de atenção e pedra-de-toque. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Tradução José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.
MORIN, E. Amor, poesia, sabedoria. Tradução Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999a.
______. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Organização de Maria da Conceição de Almeida e Edgar Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2002a.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 9-33.
NÓVOA, A (org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1998.
______. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1992. p. 11-30.
______. Professor se forma na escola. Nova Escola, Rio de Janeiro, n. 142, maio 2001. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/professor-se-forma-escola-423256.shtml>. Acesso em: 31 jul. 2019.
NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN; São Paulo, 2010.
NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. São Paulo: Papirus, 2005.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
______. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
______. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PINEAU, G. Autoformação no decurso da vida. Disponível em: <http://cetrans.com.br/textos/a-autoformacao-no-decurso-da-vida.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2019.
PLATÃO. Diálogos (Mênon). 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1950.
TEDESCO, J. C. Educar en la sociedad del conocimiento. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2002.
ZAMPERETTI, M. P. Formação Docente e Autorreflexão: práticas pedagógicas coletivas de si na escola. Tese (Doutorado em Educação), 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).