The Collective as a Possibility of Resistance to Abstract Work in Teaching

Authors

  • Susimeire Vivien Rosotti Andrade Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
  • Patricia Sandalo Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.62594

Keywords:

Work. Teaching. Mode of production. Collectivity.

Abstract

The article is based on the Historical-Cultural Perspective in line with Materialism Dialectical, presents a theoretical-bibliographic investigation developed in the scope of the doctorate finalized in 2020, discusses the comprehension of the collective to affirm the relevance of resistance to abstract work in teaching. By articulating the possibility-reality categories, the research shows that the collectivity makes essential a self-organization in which the work among the members is a source of their formation and development, which corroborate for the transformation of society. It is known that such guidance does not serve the interests of the production method capitalist whose abstract labor serves economic interests. The teacher was not spared these interests and his work, whose meaning makes him responsible for the human being’s education, is the source of his formation and development, but inseparable from the individual-societyThe reality shows that teachers experience the results of the political changes that occurred in Brazil in 2016, which favored the neoliberal agenda of education, which aims to meet the capitalist system, therefore, a setback to teaching work. As reality-possibility are inseparable, the collective becomes indispensable to teachers, because through it is favored members the understanding of reality that is indispensable in establishing paths to the struggle, For those who live in it know that there are moments to advance and moments to resist, and this is not synonymous with immobilism, but a way forward.

Author Biographies

Susimeire Vivien Rosotti Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

icenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2001), Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012) e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (2020). Foi professora da Rede Estadual de Ensino, vinculada ao Núcleo regional de Educação de Foz do Iguaçu/PR, e da Rede Municipal de Ensino. Atualmente é Professora da Área de Educação Matemática, do Centro de Engenharias e Ciências Exatas-Campus Foz do Iguaçu da UNIOESTE, do curso de Licenciatura em Matemática no qual, é membro do colegiado e coordenadora do Estágio Supervisionado obrigatório do curso. Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn) da UNIOESTE. Atua em ações de extensão voltadas a formação de professores de matemática sendo coordenadora do Programa de extensão integrando os alunos do curso em Licenciatura em Matemática à comunidade e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Trabalho Docente (GEPEMTD). Tem experiência na área de Educação, com destaque em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, Trabalho docente, Formação de professores de matemática e Políticas educacionais. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação-ANPED.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9188-8620

Patricia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

ossui graduação em Ciências Habilitação Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Educação Matemática (1997) e doutorado em Educação Matemática (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro. Atualmente é Diretora do Instituto de Matemática, Docente do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Docente do Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (2011/2013). Chefe do Departamento de Matemática da UFMS (2009/2010). Avaliadora CAPES de Projetos PIBID (2013). Editora-Chefe do Periódico Perspectivas da Educação Matemática da UFMS (2010-2013).Revisora e membro do corpo editorial de inúmeros periódicos.Coordenadora do Projeto CNPq Estado da arte das pesquisas em educação Matemática que tratam da formação de professores produzidas nos Programas de Pós-Graduação das regiões norte, nordeste e centro-oeste no Brasil a partir de 2005 (2011-2013). Coordenadora do projeto em rede Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste, financiado pelo Programa Observatório da Educação - CAPES na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Instituição sede) (2013-2016). Colaboradora do Projeto Universal CNPq Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática (2013-2016). Coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho Formação de Professores que ensinam Matemática (GT 7) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2015-2018). Membro do GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática da SBEM. Líder do Grupo de Pesquisa FORMEM - Formação e Educação Matemática. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação Matemática e Ensino de Ciências com base nos princípios do Materialismo Histórico Dialético e da Pesquisa Colaborativa, atuando principalmente com Formação de Professores (formação inicial, formação continuada e desenvolvimento profissional).

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7554-0058

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Published

2021-04-28

How to Cite

ANDRADE, Susimeire Vivien Rosotti; SANDALO PEREIRA, Patricia. The Collective as a Possibility of Resistance to Abstract Work in Teaching. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 181–199, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.62594. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/62594. Acesso em: 24 nov. 2024.

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