A mídia de massa e sua importância na forja das consciências do que é ser “criminoso” numa sociedade racista, machista e economicamente elitista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.78664

Palavras-chave:

Antirracismo, Epistemicídio, Antimachismo, Ensino de Ciências e Matemática

Resumo

Este estudo consistiu numa pesquisa que envolveu análises bibliográficas e documentais com vistas à compreensão do papel da mídia de massa na forja das consciências do que é ser “criminoso” numa sociedade racista, machista e economicamente elitista. Para isso, partimos da premissa de que vivemos numa sociedade cujo modo de produção foi erguido e estruturado sobre os pilares do machismo e do racismo. Dentre os modos sofisticados com os quais o racismo e o machismo avançam, destacamos aqui a forma como os discursos que os veículos de mídia de massa utilizam, criam a imagem do/a criminoso/a. A partir das análises de referenciais decoloniais, afrocentrados, emergentes do feminismo negro, bem como de matérias jornalísticas e documentos oficiais acerca do hiperencarceramento, da violência perpetrada pela mão armada do Estado, e da tortura policial, constatou-se que o discurso sobre o/a criminoso/a, é uma falacia que está a serviço tão somente dos interesses daqueles/as que estão no poder e que gozam dos privilégios da norma de gênero, raça e classe vigente.

Biografia do Autor

Rutineia Macário de Farias, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Graduada em Pedagogia (pela UFRPE-UAG), com Especialização em Psicopedagogia e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UPE. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (pela UFAL). Professora da Educação Básica do Município de Correntes com função de Coordenadora Pedagógica e Analista em Gestão Educacional do Estado de Pernambuco com função de Chefe do Núcleo de Monitoramento e Organização Escolar na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional. Responde pelas avaliações externas SAEB / SAEPE / ANA como Coordenadora Municipal de Correntes. Professora Orientadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC.

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

É licenciado em Física (UFAL/2008) com Iniciação Científica no campo do Ensino de Ciências mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC (PIBIC/CNPq - Ciclo 2007-2008). Fez curso de Especialização (lato sensu) no campo da Formação de Professores em Mídias na Educação (2010/UFAL). Possui Mestrado (UFAL/2010) e Doutorado em Educação (UFAL/2016) com pesquisas enfocadas na integração das TDIC ao Ensino de Ciências e à Formação de Professores/as mediada por Interfaces da Internet. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe como projeto financiado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (2020/UFS - PNPD/CAPES), no campo dos estudos netnográficos acerca dos desafios que as mulheres negras brasileiras enfrentam ao se constituirem cientistas e de suas lutas para ascenderem às Bolsas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnnológico - CNPq (CA - Educação). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Adjunto III, lotado no Campus Arapiraca. Atua na Pós-graduação Stricto Sensu como docente permanente no Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN - Polo UFAL - Linha de Pesquisa "Ensino, Currículo e Cultura"). É líder do Grupo de Pesquisa "Educação em Ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas" (GP-ECITALAS/CNPq - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/357670). Integra a Red Ecuatoriana de Investigación Científica Inclusiva Multidisciplinar (REICIM - https://reicim.blogspot.com/). No campo da Gestão, atua na Equipe Multidisciplinar da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED/UFAL), como consultor Pedagógico. No ensino em nível de graduação, trabalha desde 2009 em cursos de Formação de Professores/as, predominantemente na condução dos componentes curriculares: "Estágios Supervisionados", "Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação", "Educação a Distância", "Metodologias do Ensino de Matemática" e "Metodologias do Ensino das Ciências". Tem concentrado suas pesquisas e atividades extensionsistas nas potencialidades Didático-Epistêmicas de invenções Científicas e Tecnológicas dos povos originários da América Latina, do Caribe, Africanos e Afrodiaspóricos.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

FARIAS, Rutineia Macário de; SILVA, Ivanderson Pereira da. A mídia de massa e sua importância na forja das consciências do que é ser “criminoso” numa sociedade racista, machista e economicamente elitista. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 209–231, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.78664. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/78664. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Dossiê

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