The actuality of the contributions of Karl Marx and Friedrich Engels to the critique of neoliberal reforms in education in Brazil

Authors

  • Leonardo Dorneles Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande - UFRS
  • Magda Gisela Cruz dos Santos Secretaria de Educação Básica do Rio Grande do Sul - SEDUCRS
  • Franciele Soares dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.68009

Keywords:

Work, Polytechnics, Omnilaterality, Education, Capitalism

Abstract

The article discusses the actuality of the references of Karl Marx and Friedrich Engels for the critical analysis of orthodox neoliberal reformism. Based on the categories work, polytechnics and omnilaterality, we highlight the fundamental distinction of the relationship between work and education that underlies its conception of education/training of the working class, from that proposed by the neoliberal reforms of the Brazilian present day. The text is the result of exploratory bibliographic studies carried out in three doctoral studies, which adopted as references the main works of Marx and Engels. The study demonstrates that the categories polytechnic education and omnilaterality in the authors' works express the possibility of a relationship between work and education that contributes to the overcoming of class society. They are, therefore, the basis for the critical analysis of neoliberal reforms and for the consolidation of the education project that matters to the working class.

Author Biographies

Leonardo Dorneles Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande - UFRS

Pedagogo e Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Professor do Instituto de Educação - Políticas Públicas da Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI da Universidade Estadual de Maringá, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - NEPPE (UFPel) e Núcleo Educamemoria (FURG). Colabora com estudos junto ao Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil (FURG). Atualmente desenvolve estudos sobre Estado, Políticas Educacionais, Ensino Médio e suas relações com as mudanças no mundo do trabalho.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8093-8493

Magda Gisela Cruz dos Santos, Secretaria de Educação Básica do Rio Grande do Sul - SEDUCRS

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas na linha de Filosofia e História da Educação e Mestre em Educação pelo mesmo programa. Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Educação, principalmente em relação aos temas: políticas públicas, trabalho e educação, educação popular, formação integral, movimentos sociais, escola pública e Educação do Campo. Foi pesquisadora na primeira edição do Projeto Observatório da Educação do Campo em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul (CAPES/INEP). Atuou como professora da Educação Básica, coordenadora pedagógica e supervisora de estágio docente, na rede pública estadual e municipal de Pelotas. Atualmente é pesquisadora do Projeto Observatório da Educação do Campo no Rio Grande do Sul (UFRGS).

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8971-9609

Franciele Soares dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004) . Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, trabalho e educação, pedagogias contra-hegemônicas e educação escolar , movimentos sociais populares do campo e educação, educação infantil e formação de professores. Membro do grupo de pesquisa: Sociedade, trabalho e educação-GESTE- Unioeste- campus de Francisco Beltrão-PR.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1223-1650

References

FREITAS, Luis Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FREITAS, Luiz Carlos de. A pedagogia socialista: devolvendo a voz aos pioneiros da educação russa. In. CALDART, Roseli, BÔAS, Rafael Litvin Villas (orgs). Pedagogia socialista: legado da revolução russa de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
FREITAS, Luiz Carlos de. Os empresários e a política educacional: como o proclamado direito à educação de qualidade é negado na prática pelos reformadores empresariais. In: Boletim de Educação – Número 12. II Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária – II ENERA: Textos para estudo e debate. MST. São Paulo, 2014.
FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. In: Educação e Sociedade. Campinas, v. 33, n.119, p.379-404. Abr. jun. 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Crise do Capitalismo Real. 2a ed. São Paulo: Cortez, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Escola e trabalho numa perspectiva histórica: contradições e controvérsias. Sísifo / Revista Ciências da Educação. n.º 9, maio/agosto p.129-136, 2009.
HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo, SP: Boitempo, 2011.
KUENZER, Acácia. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: Lombardi, J. C., Saviani, D. & Sanfelice, J. L. Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2002, p. 77-96.
LEHER, Roberto. Atualidade da política pública educacional e desafios da educação dos trabalhadores. In: PALUDO, Conceição. I SIFEDOC: Campo e cidade em busca de caminhos comuns. Pelotas, UFPel, 2014, p. 159-178.
MARTINS, André Silva NEVES, Lucia Maria Wanderley. Pedagogia do Capital. In: CALDART, Roseli S., PEREIRA, Isabel B., ALENTEJANO, Paulo, FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário de Educação do campo. Rio de Janeiro. São Paulo: EPSJV. Expressão Popular, 2012, p.540-547.
MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2007a.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2009.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013.
MASCARO. Alysson Leandro. Estado e Forma Política. São Paulo: Boitempo, 2013.
MESZAROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MESZAROS, István. Crise Estrutural do Capital. São Paulo: Boitempo, 2009.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
RAMOS, Marise Nogueira. Pedagogia das Competências. In: BRASIL, Isabel Pereira. LIMA, Julia Cesar França. Dicionário da educação profissional em saúde. 2.ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008, p. 299-305.
ROSSI, Wagner Gonçalves. Pedagogia do trabalho: raízes da educação socialista. São Paulo: Moraes, 1981.
SANTOS, Franciele Soares dos. Trabalho educação e formação humana no MST: tensionando a forma histórica escolar à luz da pedagogia socialista. 2016. 223 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
SHIROMA, Eneida, GARCIA, ROSALBA Maria Cardoso e CAMPOS, Roselane de Fátima. Conversão de “almas” pela liturgia da palavra: uma análise do discurso todos pela educação. In: BALL, Stephen J. E MAINARDES, Jefferson. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011, p. 222-248.
SHIROMA, Eneida. CAMPOS, Roselane Fátima. GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. In. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005.
SHIROMA, Eneida. EVANGELISTA, Olinda. Um fantasma ronda o professor: a mística da competência. In: MORAES, Maria Celia Marcondes. (org.).In: Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 80-98.
SOUZA JUNIOR, Justino de. Politecnia e Omnilateralidade em Marx, Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v.5, n.5, jan/dez, 1999, p. 98-114.
SUCHODOLSKI, Bogdan. Fundamentos de pedagogia socialista. Barcelona, Editorial Laia, 1976.
TORRES, Rosa María. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. TOMMASI, L. De; WARDE, J. M.; HADDAD, S. (Orgs.) O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez Ed./Ação Educativa/PUC-SP, 1996, p. 125-193.

Published

2021-04-27

How to Cite

GONÇALVES, Leonardo Dorneles; SANTOS, Magda Gisela Cruz dos; SANTOS, Franciele Soares dos. The actuality of the contributions of Karl Marx and Friedrich Engels to the critique of neoliberal reforms in education in Brazil. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 52–75, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.68009. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/68009. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.