A Study on dropout and persistence in High school integrated to vocational education: A Systematic Mapping of Literature

A Systematic Mapping of Literature

Authors

  • Laura Neta Dias do Sacramento Instituto Federal da Bahia - IFBA
  • Monck Charles Nunes de Albuquerque Instituto Federal da Bahia
  • Carlos Alex Cantuário Cypriano Instituto Federal da Bahia - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71888

Keywords:

Dropout, Permanence, Integrated High School.

Abstract

One of the biggest challenges for educational institutions is dealing with school dropout, which restricts the full right of citizens to education. In this context, this article aims to map studies carried out in the area of dropout and persistence in High school integrated to vocational education, from 2011 to 2020, which present causes of school dropout and proposed actions for student persistence. The theoretical subsidy features contributions from Temp and Coutinho (2020), Dore and Lüscher(2011), Veiga and Bergiante(2016), Marques et al.(2019) and Libâneo (2013). The methodology used is the Systematic Literature Mapping (MSL), which allows a bibliographical review in an organized and systemic way, carried out in the databases of CAPES Periodicals and Academic Google. As a result, 11 (eleven) works were found, enabling the organization of a table with information that will support the development of the educational product to be presented in the Master's Degree in Professional and Technological Education - ProfEPT.

Author Biographies

Laura Neta Dias do Sacramento, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA campus Seabra. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Gestão e Organização Escolar e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas: currículo, avaliação, ensino, aprendizagem, formação continuada articulada ao contexto de trabalho, educação profissional e permanência.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0793-4968

Monck Charles Nunes de Albuquerque, Instituto Federal da Bahia

Professor EBTT do Instituto Federal da Bahia IFBA, Campus Seabra. Foi professor e coordenador do curso Técnico de Informática pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (CENTEC). Atuou como Professor bolsista/CAPES do Curso de Licenciatura em Informática pela UECE/UAB. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Centro Universitário Estácio (2013), Pós-graduando em Gestão de Projetos pela Universidade Estadual do Ceará(UECE) e, Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1368-0220

Carlos Alex Cantuário Cypriano, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2004). É professor associado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e professor do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, empreendimentos econômicos solidários, cooperativismo, tecnologia social, incubação e turismo. Sua atividade científica e docente é precedida por 20 anos de experiência profissional em gestão da produção na indústria e em serviços.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1768-7817

References

ALMEIDA, E. C. F.; MIRANDA, P. R. d. Comunicação pública na prevenção da evasão: a experiência de um aplicativo sobre ensino médio integrado. Revista Diálogo Educacional, v. 20,n. 64, 2020. Citado 3 vezes nas páginas 4, 11 e 12.

BASTOS, A. M. M. A permanência e evasão dos estudantes nos cursos técnicos da modalidade integrada no instituto federal de educação ciência e tecnologia da Bahia - (IFBA) campus Irecê. Dissertação (Dissertação de Mestrado) — Universidade de Estado da Bahia, 2013. Citado 2 vezes nas páginas 10 e 12.

BRASIL. Ministério da educação. Portal de Periódicos CAPES/MEC, 2019. Disponível em:< https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/> Acesso em: 21 mar. 2021. Citado na página 5.

BRASIL. Ministério da educação - MEC. Plataforma Nilo Peçanha - PNP, 2020. Disponível em:< http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/> Acesso em: 21 mar. 2021. Citado na página 4.

BRASIL, M. Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Ministério da Educação - MEC. Disponível em< http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/> Acesso em: 26 ago. 2021, 2008. Citado na página 8.

DORE, R.; LÜSCHER, A. Z. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de pesquisa, SciELO Brasil, v. 41, n. 144, p. 770–789, 2011. Citado 6 vezes nas páginas 1,2,3,4,8 e 11.

DORE, R.; SALES, P. E. N.; CASTRO, T. d. Evasão nos cursos técnicos de nível médio da rede federal de educação profissional de Minas Gerais. Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB/CEPROTEC/RIMEPES, p. 379–414, 2014. Citado na página 4.

DOURADO, A. M. d. S. Educação profissional no instituto federal de educação, ciência e tecnologia da Bahia: Análise dos fatores intraescolares da evasão como base para criação do observatório pedagógico institucional no campus de Irecê/Bahia. 2016. Citado 4 vezes nas páginas 3, 4, 10 e 12.

FEITOSA, M. d. S. Evasão escolar na educação profissional, científica e tecnológica: reflexões e possibilidades de enfrentamento. 2020. Citado 2 vezes nas páginas 11 e 12.

KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Citeseer, 2007. Citado 3 vezes nas páginas 1,2,5.
LIBÂNEO, J. C. Didática. [S.l.]: Cortez Editora, 2013.

MACHADO, M. M. et al. Estado da arte da produção acadêmica sobre ensino médio no brasil–período de 1998 a 2008. Relatório Geral. Goiânia: MEC/UFG, 2009.

MANHÃES, L. M. B. et al. Previsão de estudantes com risco de evasão utilizando técnicas de mineração de dados. In: Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie). [S.l.: s.n.], 2012. v. 1, n. 1.

MARQUES, L. T. et al. Mineração de dados auxiliando na descoberta das causas da evasão escolar: Um mapeamento sistemático da literatura. RENOTE, v. 17, n. 3, p. 194–203, 2019. Citado 2 vezes nas páginas 2 e 3.

MEDEIROS, A. V. G. C. d. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura: estratégia de enfrentamento da evasão escolar no IF campus Ouricuri-PE. Faculdade de Educação, 2018. Citado 2 vezes nas páginas 10 e 12.

NAGAI, N. P.; CARDOSO, A. L. J. A evasão universitária: Uma análise além dos números. Revista Estudo & Debate, v. 24, n. 1, 2017. Citado nas páginas 3 e 4.

NETO, D. N. d. S. et al. A evasão de estudantes nos cursos técnicos da modalidade integrada no IFBA-campus jacobina. Ensino em Foco, v. 2, n. 4, p. 37–48, 2019.

NOVAIS, L. d. F. et al. Educação profissional: uma análise sobre a evasão e a permanência no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Rondônia-Câmpus Colorado do Oeste. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014. Citado 3 vezes nas páginas 4,10 e 12.

PETERSEN, K. et al. Systematic mapping studies in software engineering. In: 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE) 12. [S.l.: s.n.], 2008.p. 1–10. Citado 4 vezes nas páginas 1,2,5 e 6.

SCHIEHL, E. P.; GASPARINI, I. Modelos de ensino híbrido: Um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [S.l.: s.n.], 2017. v. 28, n. 1, p. 1.

SILVA, A. M. D. Evasão na Educação Profissional: Perfil e motivações dos evadidos. Dissertação (Dissertação de Mestrado) — Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES, 2017. Citado 2 vezes nas páginas 10 e 12.

SILVA, M. R. d. A evasão escolar no if sertão-pe campus salgueiro: políticas de enfrentamento. Faculdade de Educação, 2019. Citado 2 vezes nas páginas 10 e 12.

SOUSA, M. d. G. d. N. et al. Evasão ou permanência na educação profissional e tecnológica? um estudo de caso no IFsul-rio—grandense–campus Santana do Livramento. 2020. Citado 2 vezes nas páginas 11 e 12.

TEMP, H.; COUTINHO, R. X. Evasão escolar no ensino médio: uma análise cienciométrica. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, p. e8391210785–e8391210785, 2020. Citado 4 vezes nas páginas 1,2,3 e 4.

VEIGA, C. R. Fatores predominantes da evasão escolar no ensino médio integrado: uma proposta de estratégia de prevenção para o Cefet/RJ. Niterói, 2016.

VEIGA, C. R.; BERGIANTE, N. Fatores predominantes da evasão escolar no ensino médio profissional: Uma revisão de literatura. XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão e III Inovarse-Responsabilidade Social Aplicada, 2016. Disponível em:
<http://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_323.pdf>. Acesso em: 6 dez. 2019. Citado 2 vezes nas páginas 1 e 3.

Published

2021-11-01

How to Cite

SACRAMENTO, Laura Neta Dias do; ALBUQUERQUE, Monck Charles Nunes de; CYPRIANO, Carlos Alex Cantuário. A Study on dropout and persistence in High school integrated to vocational education: A Systematic Mapping of Literature: A Systematic Mapping of Literature. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 76–99, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71888. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71888. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 6 7 8 9 10 11 

You may also start an advanced similarity search for this article.