NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica

Autores/as

  • Ilzeni Silva Dias Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Helianane O. Rocha Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Raimunda Ramos Marinho Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i18.33516

Palabras clave:

Ciência, Tecnologia, Necessidades Formativas, Educação Básica,

Resumen

O presente artigo traz reflexões iniciais resultantes da pesquisa Necessidades Formativas e Formação de Competências nos Cursos de Primeira Licenciatura do PARFOR/UFMA: desafios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas do Maranhão. Neste estudo, tomou-se como eixo de análise as inovações científicas e tecnológicas, sobretudo pelo papel significativo que a ciência e a tecnologia tiveram no aumento da produção de bens materiais, além das grandes contribuições ao longo dos séculos para o desenvolvimento das forças produtivas. Com efeito, este estudo tem como objetivo analisar as necessidades formativas e formação de competências nos cursos de primeira licenciatura do PARFOR/UFMA, buscando contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas, assim como para a qualidade da educação básica no estado do Maranhão. Conclui-se que são as mudanças na produção de bens materiais, em cada momento histórico e em cada espaço geográfico, que definem e impõem as novas necessidades formativas, exigindo, em consequência, novos perfis profissionais.

ABSTRACT

This article presents initial reflections as a result of the research on Training Needs and Skills Development in the PARFOR / UFMA First Degree (Licenciate) Courses: challenges for the development of innovative pedagogical practices in the public schools of Maranhão. In this study, scientific and technological innovations were taken as the axis of analysis based on the understanding that science and technology have not only played a significant role in increasing the production of material goods, but also made great contributions to the development of the productive forces over the centuries. The aim of this study is to analyze the training needs and competencies development in 1st degree (licenciate) courses of the PARFOR Program at UFMA, seeking to add to the development of innovative pedagogical practices in public schools, as well as to the improvement of basic education in the State of Maranhão. It is concluded that it is the changes produced in the production of material goods in each historical moment and in each geographical space that define and impose new training needs, requiring new professional profiles according to the requirements of each period and place.

Biografía del autor/a

Ilzeni Silva Dias, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Associada Departamento de Educação II – UFMA

Helianane O. Rocha, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Adjunta Departamento de Educação II – UFMA.

Raimunda Ramos Marinho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Adjunta Departamento de Biblioteconomia - UFMA.

Citas

BRASIL. Censo Escolar da Educação Básica 2015: resumo técnico. Brasília, DF, 2016.

_______. Relatório do primeiro ciclo de monitoramento das metas do PNE: biênio 2014-2016: resumo técnico. Brasília, DF, 2016.

______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Manual operativo do plano nacional de formação de professores da educação básica. Brasília, DF, 2013.

______. Ministério da Educação e Cultura. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2015a. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2016.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República Casa Civil. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 13 jun. 2015.

______. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Presidência da República Casa Civil. Brasília, DF, 2009d. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm>. Acesso em: 10 jun. 2016.

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manuel de Mello. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LEONTIEV, Aléxei. Actividad, conciencia e personalidad. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.

NÚÑEZ, IsauroBeltrán; RAMALHO, Betânia L. A profissionalização da docência: um olhar a partir da representação de professoras do ensino fundamental. Revista Iberoamericana de Educación, n. 46/9, p. 1-13, set. 2008. Disponível em: <http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/observatorio/arquivos/artigos/profissionalizacao-docencia.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2014.

_________. Os professores no ensino médio inovador no RN: crenças, necessidades formativas e inovação pedagógica. 2013. Projeto de Pesquisa (Pós-Graduação em Educação) – CNPq, Programa de Pós-Graduação em Educação, Natal, 2013. Mimeografado.

OUTHWAITE, Willian; BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

RAMALHO, Betania L.; NÚÑEZ, Isauro B.; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário da educação básica. 2016. Disponível em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na midia/indice/30928/documento-ajuda-escolas-a-implementar-inovacoes/>. Acesso em: 10 set. 2016.

Publicado

2018-08-28

Cómo citar

DIAS, Ilzeni Silva; ROCHA, Helianane O.; MARINHO, Raimunda Ramos. NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 18, p. 193–201, 2018. DOI: 10.29148/labor.v2i18.33516. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/33516. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.