Ifes e Senai
análisis comparativo en la enseñanza en la educación profesional
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44430Palabras clave:
Docência, Ifes, Senai, Educação ProfissionalResumen
Esta investigación tiene como objetivo identificar y comparar la enseñanza en Educación Tecnológica Profesional (EPT) en el contexto del curso técnico en mecánica en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Espírito Santo (Ifes) y en el Servicio Nacional de Aprendizaje Industrial (Senai-ES ) A través de un enfoque cualitativo, la investigación describe estas dos realidades a través del análisis de documentos y entrevistas semiestructuradas. Diálogo con autores del campo del Trabajo y la Educación que defienden la práctica educativa emancipadora, cuya centralidad de la formación profesional debe estar en la dimensión del ser humano, contribuyendo al desarrollo de trabajadores-ciudadanos críticos y autónomos. Los datos nos permiten identificar que ambas instituciones educativas tienen un modus operandi muy arraigado, en el que la enseñanza está bajo la fuerte influencia de los dictados institucionales y culturales, es decir, los valores, propósitos, objetivos institucionales y el currículo escolar son algunos de los elementos que influyen en la práctica docente, adaptándola según las proposiciones de cada una de estas instituciones.
Palavras-Clave: Enseñando. Senai-ES. Ifes Educación profesional.
Citas
______. Lei n.º 13.415/2017. Altera as Leis n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, entre outras. Brasília: 2017. Disponível em < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html> Acesso em: 08 jun.2020.
______. Lei nº. 11.892/2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Acesso em: 08 jun.2020.
CIAVATTA FRANCO, M. Quando nós somos o outro: Questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados. Educação & Sociedade, [S.l.], Ano XXI, n.197, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n72/4200.pdf >. Acesso em: 06 jun. 2017.
CIAVATTA, M. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: a historicidade da Educação Profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
COSTA, M.A. Políticas de formação docente para a educação profissional: Realidade ou utopia?. Curitiba-PR: Appris, 2016.
FRIGOTTO, G. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun. 2001.
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Plano do curso Técnico em Mecânica. Vitória: IFES, 2006.
______. Edital nº 04, de 17 de outubro de 2016: complementar ao edital nº 02, de 30 de agosto de 2016. Disponível em: < http://www.ifes.edu.br/images/stories/files/concurso_publico/2016/2016-02/Edital04- 2016QuadrodeVagas-Retificado1.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2017.
MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p.8-22, jun-2008. Disponível em: <portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2020.
MARX, K. O Capital: crítica da Economia Política, v.1 : livro primeiro. São Paulo: Abril, 1983.
MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, V. 1, n. 1, p.23-38, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf>. Acesso em: 08 jun.2020.
MOURA, M. O. A Atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. 2ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde. Revista Trabalho e educação saúde. Vol.1, n.1, 2003. Disponível em: << http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981- 77462003000100010&script=sci_abstract&tlng=pt >> . Acesso em: 08 jun.2020.
SENAI-DR/ES. Comunicado de processo seletivo Senai DR/ES n°. 002/2016 – 15/01/2016a.
______. Plano do curso técnico em mecânica. Departamento Regional do Espírito Santo. Vitória, 2016b.
SENAI-DN. Resolução n. 410, de 30 de março de 2010. Diretrizes da educação profissional e tecnológica do Senai. Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria (CNI), Departamento Nacional. Brasília, 2010.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).