Educação e formação profissional no Brasil

Crítica formativa a partir dos Institutos Federais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60130

Palabras clave:

Instituto Federal. Educação profissional. Trabalho

Resumen

El objetivo de nuestro trabajo es reflejar la educación y la capacitación profesional en Brasil, basando las críticas de capacitación desde la creación de los Institutos Federales. Tal análisis es necesario como condición para reposicionar la dirección de la educación profesional brasileña ante los innumerables cambios sufridos en el siglo XX y en las primeras décadas del presente. Centrándonos en la trayectoria de la legislación educativa, buscamos demostrar que los cambios promovidos en las políticas educativas en el país, además de satisfacer los deseos de los sectores productivos locales e internacionales, no materializan un proyecto nacional y no forman ciudadanos para la lectura crítica y la participación. en la cultura y sociedad en la que opera. Al buscar las leyes educativas que regulan los cambios en el enfoque formativo, el trabajo también se guía por escritos de intelectuales que ayudan a comprender el camino formativo. Por otro lado, se basa en pensadores de la teoría crítica para indagar sobre el significado y el propósito educativo. Como reflejo, se espera que el enfoque contribuya a las críticas sobre la comprensión de la formación del trabajador, no solo como un individuo ajustado a las condiciones productivas, sino como un ser que se realiza en la creación de su trabajo.

Biografía del autor/a

José Mateus Bido, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Doutor em educação pelo Programa de Doutorado da Universidade Estadual de Maringá, sob a orientação da Profª. Dra. Maria Terezinha Bellanda Galuch. É mestre em Filosofia pela UNIOESTE, Campus Toledo-PR, na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política, sob a orientação do professor Dr. Rosalvo Schutz. Possui graduação em FILOSOFIA - LICENCIATURA PLENA - pela FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ARNALDO BUZATO (1993) - Facitol - Toledo-PR. Especialista em Filosofia: Os Valores Fundantes da Civilização Ocidental, pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Especializou-se também em Filosofia Clínica, pela Faculdade Padre João Bagozzi e Instituto Packter. Possui também especialização em Gestão Educacional e Especialização em Docência para a Educação Profissional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. É escritor do livro A Problemática da Pós-Modernidade: Uma leitura do Homem a partir da Modernidade, pela EDUEL. É membro fundador da Fundação São José de Ciências Humanas de Campo Mourão. É membro fundador da Academia Mourãoense de Filosofia, ocupando a Cadeira Theodor W. Adorno, de onde presidiu a instituição de 2010-2012. Atuou como professor colaborador do Integrado: Colégio e Faculdade, na cadeira de Ética e Filosofia no curso de Administração de 2004 a 2009. Atuou também como professor no curso de Pós-graduação em filosofia e Educação da UNICAMPO – Faculdade União de Campo Mourão. Além da experiência em magistério, atua também com pesquisa autônoma nas áreas de Filosofia Contemporânea, em Filosofia da Educação e em Ética, estudando principalmente os seguintes temas: educação profissional e filosofia e pós-modernidade. Estuda atualmente a Teoria Crítica, centrada na leitura de Theodor W. Adorno, dialogando-a com a realidade atual da educação e do setor produtivo. Atuou por dez anos como Auxiliar Técnico e Orientador Técnico na Unidade de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC – PR, na cidade de Campo Mourão. Assumiu a direção das Unidades de Educação Profissional do SENAC-PR em Campo Mourão e Ivaiporã, gerenciando-as por oito anos, de 2004 a 2012. A partir de março de 2013 passou a fazer parte da equipe de professores do IFPR – Campus Ivaiporã, nas cadeiras de filosofia e sociologia. Além da docência, passou a atuar na função de Coordenador de Ensino. Em fevereiro de 2014 assumiu o cargo de Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus. A partir de dezembro de 2014 passou a atuar como Diretor Geral do Câmpus Avançado Goioerê, até julho de 2016. A partir deste período passou a atuar como Professor de filosofia para o ensino médio. É pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente do Campus Avançado Goioerê do Instituto Federal do Paraná. 

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Publicado

2020-12-21

Cómo citar

BIDO, José Mateus. Educação e formação profissional no Brasil: Crítica formativa a partir dos Institutos Federais. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 327–349, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60130. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60130. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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