Enseñanza Técnica en Teatro:

¿conformación o resistencia?

Autores/as

  • Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhães UFPA
  • Ronaldo Marcos de Lima Araujo UFPA

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60189

Palabras clave:

Trabalho, Arte, Educação profissional

Resumen

Este texto trata de la educación profesional en el arte. Tiene como objetivo analizar la trayectoria de la docencia técnica en Teatro en la Universidad Federal de Pará, sus propósitos y contradicciones, en el ámbito de la formación profesional. La metodología utilizada fue el estudio de caso y el enfoque se consideró cualitativo. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos. Las entrevistas revelaron que la Escuela de Teatro y Danza y, paralelamente, la formación de los profesionales del teatro, pasó por cuatro fases: la fase dorada de la creación, la fase de decadencia; la fase de renovación y; la fase de institucionalización. Podemos concluir que contar con un curso de teatro, que durante décadas existió libremente y ahora de manera institucionalizada en la formación profesional, aunque, con todas las limitaciones de esta modalidad docente, significa para la escuela de teatro y para la para la formación de artistas, una cuestión de supervivencia y garantía de continuidad en la formación y legitimación del arte dentro de la academia, que parece conformación, se revela como resistencia.

Biografía del autor/a

Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhães, UFPA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2001); Licenciada em Geografia (UFPA, 2005), Bacharel em Geografia (UFPA, 2005); Mestre em Educação - Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará/PPGED (2009). Doutorado em Educação- Políticas Publicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2018). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Geografia e Cartografia do IFCH - UFPA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE/NEB/UFPA); Coordenadora de projeto de pesquisa (Edital PRODUTOR-2019) e Projeto de extensão (PROEXIA/MARAJÓ-2019). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Geografia (Licenciatura e Bacharelado). Foi Técnica em Assuntos Educacionais da UFPA (2010- 2018): atuando como coordenadora pedagógica da Escola de Teatro e Dança, ICA/UFPA; Pedagoga das Licenciaturas em Teatro e Licenciatura em Dança PARFOR/UFPA, professora colaboradora da Licenciatura em Teatro PARFOR/UFPA. Foi da Coordenação de Avaliação e Desempenho de Curso da Diretoria de Ensino da PROEG/UFPA. Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Gurupá (2002-2003); professora de Geografia da rede estadual de ensino/ SEDUC/PA (2005- 2009). Tem experiência na área da Educação com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, ensino de Geografia, movimentos sociais, educação profissional, arte. É associada à ANPED.

 

Ronaldo Marcos de Lima Araujo, UFPA

RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO, Pedagogo, especialista em docência do ensino superior pela UFPA, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, Doutor em Educação pela UFMG, com Pós-Doutoramento no PPFH-UERJ. Atualmente é Professor Titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA atuando como professor da graduação e da pós-graduação ? mestrado e doutorado. Na UFPA coordena o GEPTE ? Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação. Mantem produção bibliográfica regular focando principalmente na área de Trabalho e Educação e, em particular, no ensino médio e na educação profissional. Tem experiência de orientação de dissertações/teses de mestrado e doutorado, trabalhos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e monografias de cursos de especialização. Coordenou vários projetos de pesquisa com financiamento externo. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA em três gestões, o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e o EDUCANORTE ? Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia ? Doutorado, sendo eleito vice-coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, Coordenador do GT de Trabalho e Educação da ANPED, Diretor de Qualificação da Escola de Governo do Pará, Diretor de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Educação do Pará, membro do Conselho Estadual de Educação, Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA e membro da Comissão da Área de Educação junto a CAPES. Atualmente é Superintendente de Assistência Estudantil da UFPA. É associado da ANPED, da ANPAE e da SBPC. Bolsista Produtividade do CNPq.

Citas

ARAUJO, Ronaldo M.L. As Práticas Formativas em Educação Profissional no Estado do Pará: Em busca de uma Didática da Educação Profissional (2008 – 2010). Relatório de pesquisa. Disponível em http://www.ufpa.br/ce/gepte, acessado no dia 09 de julho de 2013.

BEZERRA, José Denis de Oliveira. Vanguardismos e modernidades: cenas teatrais em Belém do Pará (1941-1968). Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Belém, 2016.

BRASIL, MEC/CNE/CEB. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: edições 70, 2011.

ÉLLERES. Paraguassú. Teatro de Vanguarda. O Norte Teatro Escola do Pará e os festivais de teatro de estudantes. Belém: Paka-Tatu, 2008.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Revista PERSPECTIVA, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun. 2001.

. Educação e a crise do capitalismo real. 6ªed. São Paulo: Cortez, 2010.

FRANCO, Maria Laura P.B. Análise de Conteúdo. 2ª ed. Brasília: Livro editora, 2005.

GOMES. Hélica Silva carmo; BATISTA, Eraldo Leme. Educação para a práxis: contribuições de Gramsci para uma pedagogia da educação profissional. In: BATISTA, E.L; MÜLLER,
M.T. (Orgs). Realidades da educação profissional no Brasil. São Paulo: Alínea, 2015.

MARX. Karl. Cadernos de Paris & Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. [trad. José Paulo neto e Maria Antonia Pacheco]. 1ªEd. São Paulo: expressão popular, 2015.

MENGER, Pierre-Michel. Retrato do Artista Enquanto Trabalhador: Metamorfoses do Capitalismo. Lisboa. Roma Editora, 2002.

REZENDE, José. A formação do artista no Brasil. Risco: revista da graduação do Depto. de Artes Plásticas da ECA-USP. Originalmente publicado em 1975.

SALLES, Vicente. Épocas do Teatro no Grão-Pará ou Apresentação do Teatro de Época. Tomo 2. Belém: EDUFPA, 1994b.

SZYMANSKI, Heloisa, et al (Org.). Entrevista na Pesquisa em Educação: prática reflexiva. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/ESCOLA DE TEATRO E DANÇA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Ator. 2012.

. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Teatro. 2015.

http://portal.inep.gov.br/ acessado no dia 15 de agosto de 2017.

Publicado

2020-12-20

Cómo citar

MAGALHÃES, Benedita Alcidema Coelho dos Santos; ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Enseñanza Técnica en Teatro: : ¿conformación o resistencia?. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 131–154, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60189. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60189. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.