Desigualidad y Pandemia:
niños y jóvenes en situación de vulnerabilidad social y acceso a clases remotas
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72007Palabras clave:
Educação, Exclusão escolar, Desigualdade entre classesResumen
Este texto aborda los conceptos que impregnan la enseñanza remota de emergencia provocada por el cierre de escuelas debido a la pandemia Covid-19 en Brasil. Por tanto, la investigación busca dar respuesta a la siguiente cuestión: ¿cuáles son los impactos del aislamiento social en la educación de los niños y jóvenes pertenecientes a las clases populares? Ante esto, el objetivo es comprender la realidad educativa y el proceso de exclusión de una determinada población. Se trata de un relevamiento bibliográfico, basado en autores, investigaciones y datos científicos que destacan los grupos socioeconómicamente vulnerables y la discriminación oculta. Así, todas las pandemias son difíciles, ya que se producirá la segregación de algunos sujetos, los que están al margen de la sociedad, provocada por la desigualdad, ya sea económica, racial, sexista, religiosa, formativa, entre otros. A la vista de los aportes realizados, demuestran los efectos evidentes en la educación de los estudiantes marginados, en los que no existían políticas públicas para reducir las consecuencias negativas en el proceso de enseñanza y aprendizaje.
Citas
BATISTA, Amanda; et al. Nota técnica nº 11 de 27 de maio de 2020: Análise socioeconômica da taxa de letalidade da COVID-19 no Brasil. Núcleo de Operações e Inteligências em Saúde (NOIS), PUC-Rio, 2020.
BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acessado em: 6 de agosto de 2021.
CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. IN: WANDERLEY, Lúcia B,; YAZBEK, Maria C. Desigualdade e a questão social. São Paulo, EDUC, 2019.
CASTELL, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CETIC.BR. TIC Domicílios 2020. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 2021. Disponível em: <https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/>. Acessado em: 25 de agosto de 2021.
CRUZ, Priscila; MONTEIRO, Luciano. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2021. Todos pela Educação e Editora Moderna, 2021.
FILHO, Astrogildo Luiz de França; et al. Alguns apontamentos para uma crítica da educação a distância (EaD) na educação brasileira em tempos de pandemia. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, ano 16, n.1, Especial COVID-19, pág. 16-31, maio de 2020.
FREIRE, Paulo. Direitos humanos e educação libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Rio de Janeiro, 2019.
INSTITUTO LOCOMOTIVA. Pandemia na favela: a realidade de 14 milhões de favelado no combate ao novo coronavírus. 2020. Disponível em: <https://0ca2d2b9-e33b-402b-b217-591d514593c7.filesusr.com/ugd/eaab21_9837d312494442ceae8c11a751e2a06a.pdf>. Acessado em: 8 de setembro de 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GOMES, Nilda. A questão racial e o novo coronavírus no Brasil. Friedrich-Ebert-Stiftung (FES), São Paulo, 2020.
GRABOWSKI, Gabriel; et al. Desmonte da educação pública: políticas educacionais, ensino médio, pandemia e EaD. Porto Alegre: Carta, 2020.
KRAWCZYK, Nora; ZAN, Dirce. Educação e juventude sob fortes ameaças. Unicamp, 2020. Disponível em: <https://www.anped.org.br/news/educacao-e-juventude-sob-fortes-ameacas-colaboracao-de-texto-por-dirce-zan-unicamp-gt-03-nora>. Acessado em: 8 de setembro de 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro começa agora: da pandemia à utopia. São Paulo: Boitempo, 2021.
TRATA BRASIL. Instituto Trata Brasil lança o Ranking do Saneamento 2021. Disponível em: <http://www.tratabrasil.org.br/blog/2021/03/23/55-milhoes-de-brasileiros-sem-agua-tratada-e-quase-22-milhoes-sem-esgotos-nas-100-maiores-cidades-segundo-novo-ranking-do-saneamento/#:~:text=Em%20sete%20anos%20de%20compara%C3%A7%C3%A3o,%25%20para%2062%2C17%25.>. Acessado em: 5 de maio de 2021.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota técnica: Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da COVID-19. Abril de 2020. Acessado em: 17 de abril de 2021.
UNESCO. Consequências adversas do fechamento das escolas. 2020. Disponível em: <https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences>. Acessado em: 5 de junho de 2021.
UNITED NATIONS. Report of the Special Rapporteur on the promotion and protection of the right to freedom of opinion and expression. Maio de 2016. Disponível em: <https://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/docs/17session/A.HRC.17.27_en.pdf>. Acessado em: 2 de agosto de 2021.
VENTURINI, Anna Carolina; et al. As desigualdades educacionais e a covid-19. Informativos Desigualdades Raciais e Covid-19, AFRO-CAMP, n. 3, 2020.
WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public>. Acessado em: 5 de maio de 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).