La Voz de La Deserción Escolar:
un estudio de caso en el campus avanzado de Manacapuru
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72008Palabras clave:
Formação Tecnológica, Permanência na escola, Evasão escolar, Educação ProfissionalResumen
Esta investigación tuvo como objetivo investigar los factores que han llevado a los estudiantes a abandonar la escuela en la modalidad posterior del Campus Avanzado Manacapuru. Suponemos que las medidas adoptadas para asegurar la realización de cursos técnicos posteriores deben considerar las especificidades de cada contexto regional y los temas atendidos. Por tanto, como delimitación metodológica, elegimos el método de estudio de caso porque permite investigar un fenómeno contemporáneo dentro de su contexto real, siendo señalado principalmente, según Yin (2001), cuando los límites entre el fenómeno y el contexto no están claramente definidos. como es nuestro caso de investigación. El análisis señala que las políticas de Atención al Estudiante dentro del IFAM son fundamentales para la permanencia de los estudiantes, pero factores ajenos a la institución, junto con problemas familiares, sociales y económicos fueron más relevantes en la decisión de los estudiantes de completar o no la posterior técnica. cursos que comenzaron.
Citas
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 out. 2016.
CASTRO, A. M. Um Estudo sobre evasão no Curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Mecânica no IFRN- Campus Mossoró. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2017.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Parecer do CNE/CEB, São Paulo. 2009.
DORE, R. Evasão e repetência na rede federal de educação profissional-XXXVII RediTec - Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Maceió, Alagoas: set. 2013. Disponível em: http://www.reditec.ifal.edu.br/arquivos-1/apresentacoes/dia-04-09/Tema%2005%20-%20Evasao%20e%20Repetencia%20na%20Rede%20Federal%20de%20Educacao%20Profissional.pdf/. Acesso em: 18 set. 2020.
FIGUEIREDO, N. D.; SALLES, D. M. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro. v. 25, n. 95, p. 356-392, abr. 2017.
JOHANN, C. C. Evasão escolar no Instituto Federal Sul-rio-grandense: um estudo de caso no Campus Passo Fundo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, 2012.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MACHADO, M. R. A evasão nos cursos de Agropecuária e Informática/nível técnico da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes-MG (2002 a 2006). 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
MACHADO, M. R. L.; MOREIRA, P. R. Educação profissional no Brasil, evasão escolar e transição para o mundo do trabalho. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 3., 2012, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Cefet-MG, 2012.
SAMPIERI, Roberto Hernandez. COLLADO, Carlos Fernandez, LUCIO, María del Pilar Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23.ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
SILVA FILHO, R. B. Evasão e Permanência do Aluno-Trabalhador na Educação Profissional Técnica Subsequente ao Ensino Médio do IFAP Santana–Amapá. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica). Universidade Federal do Pará, 2018.
SOUZA, J. A. Permanência e evasão escolar: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional Tecnológica. v. 1, n. 6, p. 19-29, 2013.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).