PERSONAL EDUCADOR – UMA NOVA ESTRATÉGIA DO CAPITAL DE “EDUCAÇÃO” PARA O TRABALHO

Autores/as

  • Lydia Maria Pinto Brito
  • Enéas Arrais Neto

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i4.9281

Resumen

Com a reestruturação do capital e a emergência de novos modelos de gestão do trabalho, a educação corporativa passou a ser uma das pautas mais importantes das organizações. O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar alguns elementos para reflexão sobre os programas de educação corporativa individualizada, ou seja, os programas de: “coaching” e “mentoring”, que aliados aos times de aprendizagem e as universidades corporativas vem suprir a necessidade do capital de promover um aprendizado permanente direcionado pelas necessidades específicas de cada empresa. Tem como referencial de análise Mészáros (2005). Verifica-se que a literatura produzida pela Administração sobre o assunto em  questão contém um discurso alinhado com o argumento da necessidade de desenvolvimento de lideranças educadoras na atualidade. Indica a apropriação pela empresa, através da mão-de-obra mais nova e consequentemente mais barata, do saber do trabalhador mais antigo e experiente, detentor do saber tácito da organização, que fica vulnerável ao processo de exclusão.

Biografía del autor/a

Lydia Maria Pinto Brito

Doutora em Educação pela UFC. Professora do mestrado em Administração da UNP-RN.

Enéas Arrais Neto

Doutor em Educação (doutorado Sanduíche - University of London). Pós-Doutor em Filosofia da Arte e Subjetividade pela - École des Hautes Etudes en Sciences Sociales /Paris. Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Coordenador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional – LABOR/UFC.

Publicado

2017-03-25

Cómo citar

BRITO, Lydia Maria Pinto; ARRAIS NETO, Enéas. PERSONAL EDUCADOR – UMA NOVA ESTRATÉGIA DO CAPITAL DE “EDUCAÇÃO” PARA O TRABALHO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 40–54, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i4.9281. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/9281. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>