Estudo sobre Evasão e Permanência no Ensino Técnico de Nível Médio Integrado

Um Mapeamento Sistemática de Literatura

Autores

  • Laura Neta Dias do Sacramento Instituto Federal da Bahia - IFBA
  • Monck Charles Nunes de Albuquerque Instituto Federal da Bahia
  • Carlos Alex Cantuário Cypriano Instituto Federal da Bahia - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71888

Palavras-chave:

Evasão, Permanência, Ensino Médio Integrado.

Resumo

Um dos maiores desafios das instituições escolares é lidar com a evasão escolar que cerceia o direito pleno do cidadão e cidadã à educação. Neste contexto, este artigo tem como objetivo mapear estudos realizados na área da evasão e da permanência no ensino técnico de nível médio integrado, no período de 2011 a 2020, que apresentem causas da evasão escolar e propostas de ações para permanência. O subsídio teórico apresenta contribuições de Temp e Coutinho (2020), Dore e Lüscher(2011), Veiga e Bergiante(2016), Marques et al.(2019) e Libâneo (2013). A metodologia utilizada é o Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL), que permite uma revisão bibliográfica de forma organizada e sistêmica, realizada nas bases de dados dos Periódicos CAPES e do Google Acadêmico. Como resultado, foram encontrados 11 (onze) trabalhos, possibilitando a organização de uma tabela com informações que apoiará na elaboração do produto educacional a ser apresentado no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

Biografia do Autor

Laura Neta Dias do Sacramento, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA campus Seabra. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Gestão e Organização Escolar e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas: currículo, avaliação, ensino, aprendizagem, formação continuada articulada ao contexto de trabalho, educação profissional e permanência.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0793-4968

Monck Charles Nunes de Albuquerque, Instituto Federal da Bahia

Professor EBTT do Instituto Federal da Bahia IFBA, Campus Seabra. Foi professor e coordenador do curso Técnico de Informática pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (CENTEC). Atuou como Professor bolsista/CAPES do Curso de Licenciatura em Informática pela UECE/UAB. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Centro Universitário Estácio (2013), Pós-graduando em Gestão de Projetos pela Universidade Estadual do Ceará(UECE) e, Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1368-0220

Carlos Alex Cantuário Cypriano, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2004). É professor associado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e professor do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, empreendimentos econômicos solidários, cooperativismo, tecnologia social, incubação e turismo. Sua atividade científica e docente é precedida por 20 anos de experiência profissional em gestão da produção na indústria e em serviços.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1768-7817

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Publicado

2021-11-01

Como Citar

SACRAMENTO, Laura Neta Dias do; ALBUQUERQUE, Monck Charles Nunes de; CYPRIANO, Carlos Alex Cantuário. Estudo sobre Evasão e Permanência no Ensino Técnico de Nível Médio Integrado: Um Mapeamento Sistemática de Literatura. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 76–99, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71888. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71888. Acesso em: 25 nov. 2024.

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