O ensino de biologia na educação de jovens e adultos:

um breve estudo sobre a sua produção acadêmica

Autores

  • Luciana Medeiros Bertini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN https://orcid.org/0000-0003-0208-2233
  • Luana Rayanny Gomes de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i29.72322

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Biologia, Estado da Arte

Resumo

A educação brasileira é marcada por sucessivas lutas no que tange o combate ao analfabetismo. Com o surgimento de movimentos escolares, ao longo de décadas, bem como o surgimento de documentos oficiais, fica notório a importância da alfabetização de Jovens e Adultos até os dias atuais. Neste artigo, apresentamos um mapeamento da produção acadêmica acerca do ensino de Ciências/Biologia direcionada a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um Estado da Arte, cuja metodologia constou na consulta de artigos e dissertações no Portal de Periódicos da CAPES. O recorte temporal foi o período de 2000 a 2019. Nestes 20 anos, foram localizados um total de 21 produções acadêmicas, no qual 18 são artigos científicos, 02 são dissertações e 01 se destaca como texto apresentado para uma banca de qualificação de um mestrando. Foi realizada uma análise detalhada dos artigos e dissertações, levando em consideração a evolução acadêmica no decorrer dos 20 anos, as revistas de publicação em destaque, as instituições que publicaram artigos na área em questão, os autores das referidas publicações, as áreas temáticas dos trabalhos, bem como a visão dos autores acerca da modalidade EJA, e as metodologias empregadas. Nos artigos analisados, destaca-se a importância dos conhecimentos prévios dos alunos. Fica claro a necessidade de mais publicações na modalidade EJA, bem como na abordagem dos conhecimentos da disciplina Ciências/Biologia em especial em determinadas regiões do país.  

Biografia do Autor

Luciana Medeiros Bertini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará (2013). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi, do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ). Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN).

Luana Rayanny Gomes de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Tem experiência na área de Biologia Geral. Atuou como bolsista do programa PIBID durante os anos de 2013-2017.

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

BERTINI, Luciana Medeiros; OLIVEIRA, Luana Rayanny Gomes de. O ensino de biologia na educação de jovens e adultos: : um breve estudo sobre a sua produção acadêmica. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 29, p. 59–70, 2024. DOI: 10.29148/labor.v1i29.72322. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72322. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

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