De Aparelhos Ideológicos de Estado ao Nascimento da Biopolítica, e volta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.a03

Palavras-chave:

neoliberalismo, ideologia, governamentalidade, Foucault, Althusser

Resumo

Em busca de uma leitura teoricamente informada das transformações recentes no processo de subjetivação neoliberal, este artigo se desenrola a partir da seguinte questão: em que medida a genealogia da governamentalidade de Michel Foucault dialoga, avança e/ou retrocede em relação ao quadro de contribuições e contradições traçado pela obra de Louis Althusser? A investigação é guiada pela hipótese de que é possível ler a genealogia foucaultiana, tanto da disciplina como da governamentalidade, como um desenvolvimento concreto do programa de investigação da produção política de sujeitos definido no basilar ensaio de Althusser. Trata-se, portanto, de mapear o modo como Althusser informa Foucault para, na volta, refletir em que nível tais formulações foucaultianas podem contribuir à (re)leitura de Althusser e, assim, para uma crítica a ambos em prol de um arcabouço de análise melhor adequado à presente conjuntura do capitalismo.

Biografia do Autor

Lucas Trindade da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/Professor

Professor adjunto do Instituto Humanitas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). E-mail: lucastrindadedasilva@yahoo.com.br

Edemilson Paraná, Universidade Federal do Ceará (UFC)/Professor

Professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Sociologia da UFC e em Estudos Comparados sobre as Américas da UnB. Doutor em Sociologia pela UnB. Email: edemilsonparana@ufc.br.

Alexandre Marinho Pimenta, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal/Professor

Professor da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). 

Downloads

Publicado

2020-11-01

Como Citar

Trindade da Silva, L., Paraná, E., & Marinho Pimenta, A. (2020). De Aparelhos Ideológicos de Estado ao Nascimento da Biopolítica, e volta. Revista De Ciências Sociais, 51(3), 313–356. https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.a03