O DISCURSO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM FAVOR DA LÓGICA DO CAPITAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95571

Keywords:

Metodologias ativas, Inovação pedagógica, Lógica do capital

Abstract

O texto versa sobre a relação educação e tecnologia, destacando limites e contradições na conjuntura das reformas educacionais no Brasil. O objetivo é refletir sobre a inserção de tecnologias na formação e prática pedagógica. Trata-se de um estudo teórico bibliográfico, que apreende educação e tecnologia como mediações das relações sociais tecidas no contexto da sociedade capitalista. As discussões apontam para a existência de um movimento que visa “inovar” as práticas pedagógicas mediante noções restritas de tecnologia e acríticas sobre metodologias de ensino. Conclui-se que essas iniciativas não coadunam com a oferta de uma formação ampla e voltada à emancipação humana, mas em estratégicas do capital em formar seu quadro de trabalhadores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Joza de Lima, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação pela Universidade
Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Ciências Sociais, com especialização em Sociologia. Professora de
Sociologia da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

 

Valdemarin Coelho Gomes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação (UFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).

References

BRASIL. Agência Nacional de Telecomunicações. Filtro: Conectividade nas Escolas. Disponível em: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura/conectividade-nas-escolas. Acesso em: 13 Jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 Mai. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº 34/2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=252671-pcp034-23&category_slug=agosto-2023-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 06 Mai. 2025.

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB). Quem somos? Disponível em: https://cieb.net.br/quem-somos/ . Acesso em: 12 Set. de 2024.

DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, set/dez, n. 18, p. 35- 40, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KtKJTDHPd99JqYSGpQfD5pj/abstract/?lang=pt Acesso em: 05 Mar. de 2025.

DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, Lígia Márcia e DUARTE, Newton (Org.). Formação de professores limites contemporâneos e alternativas necessárias. Apoio técnico: Ana Carolina Galvão Marsiglia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FRIGOTTO, G. Fundamentos científicos e técnicos da relação trabalho e educação no Brasil de hoje. In: LIMA, J.C.F e NEVES, L.M.W (org). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo [online]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006, pp. 241-288. Disponível em: https://books.scielo.org/id/j5cv4/pdf/lima-9788575416129-10.pdf. Acesso em: 20 Jan. de 2025.

FRIGOTTO, G. Tecnologia. In: Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, 2009. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/tec.html. Acesso em: 21 Jan. 2025.

GOMES, Valdemarin Coelho. Pensamento complexo e educação para o futuro: entrelaçamentos na teia ideológica do capital. 2010. 201f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3270. Acesso em 2 Fev. de 2025.

GOMEZ, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, 2004.

KASSIS, R. N. A formação docente nas Instituições de Ensino Superior Privadas: Tensões enfrentadas por professores e alunos nos cursos de Pedagogia. 2021. 227 f. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63778. Acesso em: 04 Jan. 2025.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

KUENZER, Acácia Zeneida. O Ensino Médio agora é para a vida: Entre o pretendido, o dito e o feito. Educação e Sociedade, ano XXI, nº 70, p. 15-39, abr., 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LGpgCTxWgVvB3DYzKVWFjwJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 5 Dez. de 2024.

LIBÂNEO, José Carlos. Metodologias ativas: a quem servem? nos servem? In: LIBÂNEO, José Carlos; ROSA, Sandra Valéria Limonta; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (Orgs.). Didática e formação de professores: embates com as políticas curriculares neoliberais. Goiânia: Cegraf UFG, 2022, p. 38-46. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/edipe2_ebook/artigo_10.html Acesso em: 10 de Jan. de 2025.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. Tradução de Nélio Schneider; Ivo Tonet; Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Cadernos de Paris; Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. Tradução de José de Paulo Netto e Maria Antónia Pacheco. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução: Isa Tavares. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf. Acesso em: 24 Fev. de 2025.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Campinas: Revista Educação e Sociedade. Vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez., 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NM7Gfq9ZpjpVcJnsSFdrM3F/?lang=pt&format=pdf Acesso em 2 Set. 2024.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). Reformas Educacionais na América Latina o os Trabalhadores Docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

RABELO, Jackline; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; BARROSO, Maria Cleide da Silva. Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Ano 1, Número 1, 2009, p. 78-95. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/23030/1/2009_art_jrabelomdmsegundo.pdf. Acesso em: 2 Fev. de 2025.

RAMOS, M. N. Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

REDE DE INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA. O que é a RIEH? Disponível em: https://rieh.nees.ufal.br/a-rieh/ . Acesso em: 12 Jan. de 2025.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SOARES, S. J.; BUENO, F. F. L.; CALEGARI, L. M.; LACERDA, M. M.; DIAS, R. F. N. C. O uso das TDICs no processo de ensino aprendizagem. Montes Claros, 2015. Disponível em: https://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_145.pdf. Acesso em 3 Mar. de 2025.

SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a Pedagogia da Essência e a Pedagogia da Existência. Tradução de Rubens Eduardo. São Paulo: Centauro, 2002.

Published

2025-11-01

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.